Dia do Químico - Dia de todos nós!

Acabo de receber uma comunicação da SBQSP me fazendo homenagem pela passagem do dia do Químico.
Sinto-me lisonjeado por tal reconhecimento.
Mas, em meio aos meu devaneios, percebo que todos somos homensageados, de uma forma ou de outra. Se "Químico" é a designação do que faz "Química", então, todos devemos ser homenageados. E nisso a química traz a mais abrangente homenagem. Nem todos somos pais, um dia todos deixamos de ser crianças, por questões de foro natural, nem todos podemos ser homens, mulheres e por extensão, pai, mãe, tia, tio...
mas por um capricho da natureza, todos somos químicos.
Aprendemos ainda no começo do ensino médio que o primeiro químico foi o Neandertal que conseguiu fazer fogo. Ele produziu a primeira transformação de que se tem notícia, ainda que não saibamos o seu nome, sua localização, ou qualquer outro dado que o identifique, usando elementos da natureza, para, alterando-a, produzir seu bem estar.
Isso nossas mães fazem todas as manhãs, quando preparam nossas refeições matinais, ou quando alteramos a flora de nossas cavidades bucais para reduzir o número de bactérias, ou quando enxaguamos nossos corpos em água após a ensaboarmos.
Higienizamos nossas mãos e objetos, alterando seus pH e condições para o desenvolvimento de microorganismos, classificamos nossos bens em nossos lares, destinando alguns ao lixo, outros para o armazenamento. Procuramos inclusive fazer esse armazenamento observando critérios de maior ou menor durabilidade dos mesmos.
Ativamos nossas papilass gustativas, em processos elaborados a partir de substâncias e compostos, manipulados sob controle de temperatura, para melhor agradar nossos paladares.
Usamos materiais naturais para melhorar o nosso prórpio aroma ou o de nossa casa. Adotamos práticas e posturas diante da vida baseados em nossos conhecimentos sobre o causa-efeito, alguns deles testados em nossos próprios cotidianos e nas escolhas dos que nos são caros. Aplicamos atividades físicas e tomamos remédios para alongar nossa expectativa de vida... Enfim, fazemos escolhas que qualquer Químico faria. Muitas vezes, baseadas apenas no senso comum, mais que em qualquer teoria.
Parabéns aos colegas químicos, por que suas vidas tem mudado a vida de muitos outros.

Postagens mais visitadas deste blog

Professora gostosa foi expulsa da escola por deixar alunos excitados.

Os Botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história