Universidade de PE cria dispositivo para retirar sujeiras da água da chuva - Notícias - Cotidiano

Universidade de PE cria dispositivo para retirar sujeiras da água da chuva - Notícias - Cotidiano




Universidade de PE cria dispositivo para retirar sujeiras da água da chuva

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo
804,3 mil


 Ouvir texto


0:00

 Imprimir Comunicar erro
  • Divulgação
    9.dez.2014 - Desviufpe, dispositivo criado em uma pesquisa da Ufpe, retém água suja e leva água limpa das chuvas para cisternas
    9.dez.2014 - Desviufpe, dispositivo criado em uma pesquisa da Ufpe, retém água suja e leva água limpa das chuvas para cisternas
Apesar de alarmante, a crise nos sistemas hídricos de São Paulo pode ser vista como uma oportunidade para conhecer formas alternativas de armazenamento de água.
No último dia 3 de dezembro, na entrega de sua premiação anual, a ANA (Agência Nacional de Águas) destacou uma solução da Ufpe (Universidade Federal de Pernambuco) que possibilita a limpeza da água das chuvas, bastante esperadas para o verão paulistano.





O Desviufpe é um dispositivo cocriado pelo engenheiro civil Júlio César Azevedo e sua orientadora de mestrado, Sávia Gavazza, no campus da Ufpe em Caruaru, município do Agreste pernambucano.
O dispositivo consiste de um conjunto de canos e conexões PVC que recebe os primeiros litros de água da chuva, comprometidos pela sujeira dos telhados das residências. Após acumular uma certa quantidade, retém a sujeira e deixa o restante da água de melhor qualidade descer para uma cisterna.
Os pesquisadores bancaram a criação de 10 dispositivos, e os resultados de dois anos de estudos sobre a qualidade da água armazenada foram reconhecidos pela ANA, que premiou o Desviufpe na categoria Pesquisa e Inovação Tecnológica. O objeto, com custo estimado em apenas R$ 250, foi capaz de reduzir de 67% a 100% o teor das impurezas.
De acordo com Júlio César Azevedo, o objetivo inicial da pesquisa era o monitoramento da qualidade da água armazenada nas cisternas de Caruaru.
Preocupado com a alta possibilidade de contaminação trazida pela primeira leva de água da chuva, ele e Sávia começaram a inventar um meio simples e barato de purificar a maior parte dessa água. Os litros sujos que sobram no dispositivo podem ser usados para lavar a casa ou regar plantas.

PASSO A PASSO: APRENDA A MONTAR UM COLETOR DE ÁGUA DE CHUVA

O engenheiro espera que o sucesso da iniciativa seja abraçado por programas de governo. "Recebemos o prêmio da ANA da ministra do Meio Ambiente [Izabella Teixeira], então passa agora mais por uma decisão política do que técnica", explica.
Com a possível chegada das chuvas de verão --a estação começa em 21 de dezembro--, o Desviufpe poderia ajudar os paulistanos a reter essa água em casa. No entanto, ele foi desenvolvido para a zona rural do semiárido brasileiro e seria necessária uma nova pesquisa para checar sua viabilidade na atmosfera de uma metrópole, cujo ar é bem mais poluído que no interior do Nordeste. Há um estudo em andamento sobre o uso do equipamento em uma área industrial de Caruaru.
A professora Sávia Gavazza, porém, defende que a água da chuva é um recurso valioso com potencial ainda pouco explorado.
"Ela tem melhor qualidade do que qualquer manancial brasileiro porque não tem microcontaminantes, ou seja, resíduos de medicamentos e compostos químicos que podem ser encontrados na água vinda de estações de tratamento. A água da chuva não trazem essas substâncias quando evapora", argumenta.
Ampliar





Veja 26 dicas para reduzir o consumo de água em sua casa27 fotos

1 / 27
Conheça algumas ações simples que podem ajudar a reduzir o desperdício da água em casa. [Por Juliana Nakamura, do UOL, em São Paulo. Fontes: Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo); Green Building Council Brasil; Instituto Akatu pelo Consumo Consciente; Anapp (Associação Nacional dos Fabricantes de Piscinas e Produtos Afins); e Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro)] Getty Images

Notícias relacionadas

COMENTÁRIOS 45

Avatar do usuário
  1. Avatar de Evaldo A Palomo

    Evaldo A Palomo

    2 semanas atrás
    Resumindo....temos água de sobra.....o que falta é o mínimo de bom senso na captação para aproveitamento do valioso líquido.
  2. Avatar de Brasileiro, apenas

    Brasileiro, apenas

    2 semanas atrás
    Talvez esse pessoal não saiba, mas o FILTRO já foi inventado há séculos. Tem desde o pequeno até os industriais. Me poupe.
    1. Avatar de penagica

      penagica

      6 dias atrás
      Vc decididamente não entendeu nada!!!!
    2. Avatar de penagica

      penagica

      6 dias atrás
      me poupe vc... porque não deu a idéia de usar esse dispositivo dessa forma???
  3. Avatar de Mephystopheles

    Mephystopheles

    2 semanas atrás
    ANA não é uma estatal criada pelo PT. É uma agência reguladora e foi criada por FHC quando da privataria tucana. É uma daquelas agências reguladoras destinadas a preservar a rentabilidade dos adquirentes das estatais que foram doadas por FHC, ou seja, PSDB. Antes de falar besteira, pesquise!!!
  4. Avatar de Artista do Brasil

    Artista do Brasil

    2 semanas atrás
    Vcs não estão vendo que isto é mais uma cascata para valorizar mais uma estatal criada pelos petralhas a ANA (Agencia Nacional das Águas)....mais um cabidaço!...
    1. Avatar de Mephystopheles

      Mephystopheles

      2 semanas atrás
      ANA não é uma estatal criada pelo PT. É uma agência reguladora e foi criada por FHC quando da privataria tucana. É uma daquelas agências reguladoras destinadas a preservar a rentabilidade dos adquirentes das estatais que foram doadas por FHC, ou seja, PSDB.
  5. Avatar de Marco72

    Marco72

    2 semanas atrás
    Que "magavilha!, hein?! hahahahahahha!!!
  6. Avatar de Marco72

    Marco72

    2 semanas atrás
    Uaaaaauuuuuu!!! Nuuuoossaaaa! Que capacidade teve o criador dessa "aberração", na favela tá cheio disso! Um trambolho que não serve para nada! Existem milhões de meios para tornar a água potável sem precisar dessa "coisa" medonha e arcaica! Pelo amor de Deus....
  7. Avatar de Marcelgreen

    Marcelgreen

    2 semanas atrás
    parô! uso esse sistema na minha chacara a 8 anos, o telhado acumula muita sujeita e o principal comtaminante, fezes de passaros, é simples demais vc deixa o registro do ladrão com pouca vazão, assim ele naturalmente dispensa essa prrimeira agua, depois é só fechar, pois se o volume da chuva fvor fraco , vai dispensar todo o volume
    1. Avatar de Brasileiro, apenas

      Brasileiro, apenas

      2 semanas atrás
      PÁRA, Marcelgreen... você tem CHÁCARA??? Cuidado com o MST! Fica apregoando isso aí, vai ser chamado de ZELITH BRANCA.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso



Postagens mais visitadas deste blog

Professora gostosa foi expulsa da escola por deixar alunos excitados.