Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 1, 2013

Portal A TARDE - O câncer como uma doença metabólica

Imagem
Portal A TARDE - O câncer como uma doença metabólica O câncer como uma doença metabólica Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado Tags:

COMENTÁRIOS (0) -AA+ O câncer é uma doença complexa a qual envolve uma série de mudanças na fisiologia celular quase sempre levando à tumores malignos. A proliferação dessas células cancerígenas para os tecidos ao redor do tumor e para órgãos distantes é a primeira causa de morbidade e mortalidade para a maioria dos pacientes com câncer. Pesquisadores acreditam que o câncer possa ter origem genética e metabólica, associada principalmente a cadeia respiratória e ao metabolismo energético. A instabilidade do genoma contribui para uma alteração no metabolismo energético e na progressão do tumor. Alguns estudos afirmam que em células com potencial carcinogênico alto havia um alto consumo de oxigênio, mas a síntese de ATP (energia) dependente de oxigênio (aeróbica) era menor do que em células com menor potencial carcinogênico. Os pesquisadores diverge…

Portal A TARDE - Híbrido de porco e chimpanzé originou humanos, diz cientista

Imagem
Portal A TARDE - Híbrido de porco e chimpanzé originou humanos, diz cientista
Híbrido de porco e chimpanzé originou humanos, diz cientista Da Redação Tags:porco chimpanze ciencia e vida

COMENTÁRIOS (6) -AA+

Portal A TARDE - Tratamento precoce é a saída para reduzir incidência do HIV

Imagem
Portal A TARDE - Tratamento precoce é a saída para reduzir incidência do HIV
Tratamento precoce é a saída para reduzir incidência do HIV Thais Araujo | Agência Brasil Tags:HIV Tratamento Incidência Ciência e Vida

COMENTÁRIOS (0) -AA+

Mau cheiro explicado quimicamente | A química dos fedores

Imagem
Mau cheiro explicado quimicamente | A química dos fedores
Mau cheiro explicado quimicamente | A química dos fedoresEscrito por: Georgeem Química10/27/2013 Nesse artigo enumeramos alguns dos cheiros mais desagradáveis que você pode encontrar no cotidiano e os explicamos quimicamente, aproveite e não leia após as refeições. Algo não cheira bem? A química explica! A química dos gases intestinaisAs proporções da composição dos gases intestinais pode depender de inúmeros fatores, como o que comemos, quanto ar é engolido, que tipo de bactérias estão em nosso aparelho digestivo e quanto tempo o gás permanece preso por lá. Quanto mais o gás permanece preso, maior é a proporção de nitrogênio em sua composição, pois os outros gases podem ser absorvidos pela corrente sanguínea. Todo o metano produzido é de origem bacteriana e não tem origem das células humanas. O fedor do peido tem origem na presença de gás sulfídrico (H2S), metanotiol     (H3C-S-H), dimetil sulfeto (H3C-S-CH3) e mercaptanas na mis…