Postagens

Mostrando postagens de Novembro 24, 2013

E se o Império Romano não tivesse acabado? - Superinteressante

Imagem
E se o Império Romano não tivesse acabado? - Superinteressante
E Se... E se o Império Romano não tivesse acabado? Veja como estaria o mundo hoje se o Império Romano não tivesse acabado. por Lia Hama e Adriano Sambugaro Estátua de Caio Júlio César Otaviano Augusto, o primeiro imperador de Roma / Foto: Wikimedia Commons
Em vez da França, a província de Gália. Em vez da Inglaterra, a Bretanha. Em vez da Bulgária, a Trácia. Quem já leu as aventuras de Asterix conhece bem esses nomes esquisitos de regiões dominadas pelos exércitos de Roma (as histórias do herói gaulês se passam por volta de 50 a.C., época do apogeu do Império Romano). Pois assim seria o Velho Mundo se o império com sede em Roma não tivesse se desintegrado: uma única nação contornando o Mediterrâneo ao longo das costas européia, asiática e africana. Mas a mudança dos nomes das localidades européias é a menos importante das diferenças. O mundo seria outro. O capitalismo talvez ainda não tivesse surgido e, sem ele, a conquist…

Maior explosão já registrada no Universo a 3,7 bilhões de anos-luz poderia ter destruído a Terra | Jornal Ciência

Imagem
Maior explosão já registrada no Universo a 3,7 bilhões de anos-luz poderia ter destruído a Terra | Jornal Ciência

Maior explosão já registrada no Universo a 3,7 bilhões de anos-luz poderia ter destruído a Terra
SÁB, 23 DE NOVEMBRO DE 2013 09:03 OSMAIRO VALVERDEACESSOS: 1421
Os astrônomos têm chamado a explosão de raios gama de “O Monstro”. Isso porque ela criou 5 vezes mais energia do que a maior explosão conhecida anteriormente. Caso o raio emitido tivesse em nossa direção, o planeta Terra poderia ter sido destruído, mesmo estando a uma distância colossal. Telescópios em órbita registraram o fenômeno em abril, mas só agora os dados analisados foram liberados: “Esta explosão foi um evento cósmico”, disse o chefe de astrofísica da NASA, Dr. Paul Hertz. Os telescópios da NASA registraram várias explosões no Universo de vários tamanhos. Segundo dados oficiais, 1 explosão é detectada a cada dois dias. No entanto, o registro feito dia 27 de abril bateu todos os recordes, de acordo com quatro est…