Postagens

Mostrando postagens de Setembro 15, 2013

Jornada nas Estrelas - A Máquina do Juízo Final

Mais um exemplar da Série Jornada nas Estrelas - Clássica. Vale a pena ver esse episódio... Só para contextualizar, a série se passa em plenos anos 50-60 do século passado, tentando imaginar como poderia ser o ambiente dos séculos  XXIII e XXIV. Para nós hoje em pleno início do século 21, parece tudo muito ultrapassado e meio sem noção. Mas, naquele momento, sonhávamos com um futuro que trouxesse o que a Enterprise nos mostrava na TV. De tudo nesse seriado, acredito que apenas o teletransporte ainda é uma novidade. De resto, hoje estamos 200 anos à frente.

Patrulha Estelar (Yamato) live action (2010 ) - Star Blazers - 1/2

Quando a extinta rede manchete abriu sua programação em São Paulo, há muitos anos atrás, na grade da programação infantil havia a Patrulha Estelar Star Blazer. O desenho tinha aventuras bem inovadoras para a época.
Mesmo hoje em dia, tenho certeza, faria bastante sucesso.
Esse é o filme. Muito legal. Recomendo que pesquisem sobre o navio Yammato, Japonês,abatido na Segunda Grande Guerra.

Os 7 maiores mistérios do universo: "Deus existe?" - Superinteressante

Os 7 maiores mistérios do universo: "Deus existe?" - Superinteressante
Os 7 maiores mistérios do universo: "Deus existe?" Conheça as novas respostas da ciência para as perguntas mais difíceis do mundo por Reportagem: Eduardo Szklarz Edição: Bruno Garattoni Questão 1 - Deus existe?
O unicórnio é um cavalo com barbicha, um chifre na testa e supostos poderes mágicos. Ele não existe, claro, é uma invenção. Só que isso é impossível de provar. Da mesma forma, não temos nenhum indício objetivo da existência de Deus - que pode perfeitamente ser apenas uma criação humana. Mas isso também é impossível de provar. É que a única maneira de provar definitivamente uma coisa é usar o chamado método científico, que foi proposto por Galileu Galilei no século 16 e tem quatro etapas. Primeira: observar um fato concreto. Segunda: fazer uma pergunta sobre ele. Terceira: elaborar uma hipótese, ou seja, uma resposta à pergunta. Quarta: fazer uma experiência controlada para confirmar ou neg…

Portal A TARDE - Transtorno bipolar é a doença que mais causa suicídios

Imagem
Portal A TARDE - Transtorno bipolar é a doença que mais causa suicídios A condição humana nos impõe infelizes limites a nossa existência. Entre as doenças que mais afligem a humanidade, as de caráter psicológico são, no meu entender, as mais tristes. É possível conviver com limitações de ordem física no mundo moderno. Num passado, nem tão distante, havia grande dificuldade para os que apresentavam tais  limitações. Os espartanos são caso clássico, onde recém nascidos eram sacrificados se não apresentassem boas condições físicas no nascimento. Crianças abaixo do peso, ou com qualquer impedimento físico visível e a criança ara lançada montanha abaixo. pensamento terrível para nós hoje, mas,para o espartano era apenas a garantia de que a pátria teria os melhores, e que estes teriam condições de defendê-la,caso necessitassem.  Entre os índios, mesmo no Brasil de hoje, ainda há algumas tribos, nômades, que praticam este ritual. Crianças que nascem, ou mesmo as maiores, sem condições física…

Portal A TARDE - Questões que a ciência ainda não respondeu

Imagem
Portal A TARDE - Questões que a ciência ainda não respondeu
Achei interessante a chamada dessa reportagem. Na verdade, a lista ainda poderia aumentar muito mais. Entretanto, os temas abordados por aqui já nos são por demais abrangentes. As ciências exatas é que são o verificador do que é verdadeiro, correto, ou não. Um remédio funciona, faz o que a propaganda promete? Aplicam-se dados científicos, padrões e práticas para verificar se o remédio é um engodo, ou não. O mesmo vale para remédios, milagres, cotidiano, rezadeiras, etc.  Há coisas que a Ciência não tem como responder. Nem neste e nem nos séculos vindouros. Deus existe? Temos alma? Há vida após a morte? Ressurreição é possível? Há um céu, ou um inferno? São perguntas para as quais a ciência não tem como responder. Mas isso não tira da ciência o seu papel, nem diminui a sua responsabilidade, ou qualidade.  Há cientista que creem em Deus, numa força superior, numa inteligência suprema, cuja vontade são maiores que nós, nossas pr…