Postagens

Mostrando postagens de Maio 30, 2013

ClickeAprenda - Faça a diferença

Imagem
ClickeAprenda - Faça a diferença
Elétron deixa de ser uma partícula elementar

Elétrons orbitando o núcleo de um átomo Osátomossão compostos por um núcleo, onde há prótons e nêutrons, e por elétrons, que correspondem a partículas decarganegativa que orbitam o núcleo do átomo.
Os nêutrons e prótons, que constituem o núcleo dos átomos, são partículas não elementares. Isso significa que elas são compostas por outras partículas menores, chamadas dequarks. Já os elétrons sempre foram considerados partículas elementares, isto é, partículas sem estrutura interna que não podem ser divididas... Mas isso mudou.

Próton e nêutron são compostos por quarks Recentemente pesquisadores na Suíça liderados por Schlappa apresentaram um resultado muito interessante: conseguiram dividir o elétron em duas partículas menores, o spinon e o orbitron. Com isso, eles conseguiram separar as propriedades despine de órbita de um elétron. O resultado encontra-se na edição de maio de 2013 da revistaNature.



A separação do e…

Por que é importante descartar lâmpadas fluorescentes corretamente

Imagem
Por que é importante descartar lâmpadas fluorescentes corretamente – Ideias Verdes Por que é importante descartar lâmpadas fluorescentes corretamenteLydia Cintra 26 de fevereiro de 2013 As lâmpadas fluorescentes, apesar de mais caras, entraram com tudo no mercado: são mais econômicas e duram mais. Em relação às incandescentes, elas têm de 3 a 6 vezes mais eficiência luminosa, têm vida útil até 15 vezes mais longa e 80% de redução de consumo de energia, segundo dados a Revista Química Nova na Escola, da Sociedade Brasileira de Química. Mas nem tudo é só vantagem. As lâmpadas fluorescentes são fabricadas com vidro, alumínio, pó fosfórico e… mercúrio, elemento químico tóxico que pode contaminar água, solo, animais, plantas e pessoas. O artigo A Questão do Mercúrio em Lâmpadas Fluorescentes explica que o mercúrio tem uma grande capacidade de se acumular nos organismos vivos ao longo da cadeia alimentar. “O acúmulo do mercúrio, em especial do metilmercúrio em peixes de águas contaminadas, …