Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 19, 2013

Salvador e a violência

Imagem
Nada novo na Terra da Alegria! Ano passado, no período que a bandidagem matava policiais e cidadãos incautos em São Paulo, numa clara e declarada guerra dos bandidos contra os policiais, aqui tivemos exatamente 22 mortos a mais. Dessa vez sem guerra declarada. Numa cidade do Sul do país, atualmente vários ônibus têm sido destruídos. Pessoas tem morrido. Dizem que é uma guerra declarada novamente.  Aqui, na Terra da Alegria, tivemos só nesse último final de semana mais de 56 carros roubados. Quase o dobro de mortos em relação aquela referida capital. E não há declaração de guerra alguma pelos lados de cá... Perguntamo-nos porque vivemos num Estado com tanto Ziriguidum e mesmo assim a violência só é estampada na tv como sendo horrorosa fora daqui.
Será que há alguém manipulando os dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia? Diz o senhor Governador que o Carnaval 2013 foi pacífico, apesar das imagens terríveis de agressão gratuita na televisão, nos programas que se declaram policiais.
Pe…

Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, catolicismo e Bento XVI

Imagem
Não sei se já disse isso, mas sempre gostei de ciências. E percebo que esse gosto nasceu da astronomia.
Eu morei em São Paulo em minha infância, até os 13 anos de idade, e lá por ocasião de um passeio escolar, tive a oportunidade de conhecer o Planetário na USP. Até hoje tenho nessas lembranças uma das mais felizes de minha vida. Pude aprender coisas e tocar coisas que de outra forma porvavelmente estariam apenas nas imagens nos livros.
Quando criança, lembro de ver as primeiras imagens de Cosmo, no horário nobre aos domingos após o Fantástico. Como era criança, meus pais não me permitiram ver o programa. Mas confesso que ficava na cozinha (onde estava minha cama), tentando pegar algumas imagens pelas frestas da porta do quarto dos meus pais.
Me deliciava com aquelas imagens! Como possa me explicar melhor...? A forma como Sagan explicava temas relevantes sobre a ciênncia, sua importância e atuação na vida dos seres humanos é fantástica. Mesmo hoje em dia, tanto tempo depois, ainda é um d…