Portal A TARDE - Açafrão age contra o envelhecimento precoce


Açafrão age contra o envelhecimento precoce

Joyce Rouvier | Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
  • Divulgação
    Conhecido também como cúrcuma, raiz faz bem à pele
O açafrão ou cúrcuma é uma especiaria indiana derivada dos rizomas da planta Curcuma Longa muito utilizada na alimentação e pela medicina Ayurvédica, principalmente nos países asiáticos. São conhecidos aproximadamente mais de 235 compostos da cúrcuma, entre eles os terpenos, diarilpentanóides, fenilpropenos, compostos fenólicos, esteróis e alcalóides. O seu principal componente é a curcumina, responsável pela sua coloração amarelada e por suas funções antiinflamatória, antioxidante e antimicrobiana. Em 100g de cúrcuma são encontradas quantidades quase que ideais de vitamina C, ferro, niacina, potássio e fósforo.
Estudos em animais demonstraram que ela é rapidamente metabolizada, conjugada no fígado e excretada pelas fezes. A sua biodisponibilidade em humanos ainda não é conhecida. Por conta desse rápido clearance os pesquisadores normalmente a associam com outros ativos que melhorem sua biodisponibilidade como a piperina, presente na pimenta do reino. É comum no envelhecimento e em doenças crônicas por conta da sobrecarga mitocondrial um aumento na produção de radicais livres e do estresse oxidativo, além da pobre defesa antioxidante natural.
A cúrcuma age exatamente na diminuição desses radicais livres e na melhora da síntese dos antioxidantes naturais (GSH, SOD e GPX). Além de diminuir componentes hepáticos inflamatórios e biomarcadores de dano oxidativo. Segundo estudos possui propriedades anti tumorais e previne o câncer. Algumas evidências indicam que ela possa inibir a atividade de algumas drogas quimioterápicas e/ou interferir em sua absorção e, por isso nesses casos deve haver indicação médica.
Referência:
FERRARI, C.K.B. Curcumin: a culinary herb and its health benefits. Journal of Modern Medicinal Chemistry, 2013.
JURENKA, J.S. Anti-inflammatory properties of curcumin, a major constituent of Curcuma Longa: a review of preclinical and clinica research. Alternative Medicine, v.14, n.2, 2009.

Postagens mais visitadas deste blog

Professora gostosa foi expulsa da escola por deixar alunos excitados.