Portal A TARDE - Salvador ganhará 300 novos fotossensores

Portal A TARDE - Salvador ganhará 300 novos fotossensores
Eu continuo crendo que a solução para o trânsito de qualquer cidade é o transporte de massa: ônibus e metropolitanos velozes,seguros e confortáveis, dentro do ônibus e nos pontos de parada.
Pensar em um trânsito que apenas pune e fiscaliza, não educa e não permite opções para o contribuinte é uma mentira. Criaram apenas uma forma de obter mais dinheiro. Será que existe alguma relação entre trânsito seguro e eficiente,eeducação formal? Claro que há! Não é sem razão, que nos países mais desenvolvidos, portanto com um povo bem educado, existem várias opções de transporte de massa seguros, eficientes e confortáveis (nas paradas você pode contar com ar condicionado, telefones, notebooks ligados em banda larga de alta velocidade). Neles écomum que as pessoas tenham automóveis, mas prefiram usar frequentemente o transporte público que os leva e traz nas condições acima descritas. Nesses países, as taxas de acidentes veiculares são irrisórias.Cidadãos educados, conscientes de seus direitos e, principalmente, de seus deveres.

Salvador ganhará 300 novos fotossensores

Luan Santos
  • Raul Spinassé | Ag. A TARDE
    De acordo com a Transalvador, a licitação para aquisição e instalação será lançada este mês
Salvador vai receber 300 novos pontos de fiscalização eletrônica, segundo informou o titular da Superintendência de Trânsito e Transporte do município (Transalvador), Fabrizzio Muller.
De acordo com Muller, a licitação para aquisição e instalação dos equipamentos deve ser lançada este mês, mas ainda não há prazo para o início da operação dos novos pontos de fiscalização eletrônica. Hoje, o órgão conta com 80 aparelhos, que registram excesso de velocidade, avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestres.
O superintendente enfatizou que os novos equipamentos serão mais modernos. "Estamos finalizando o estudo técnico das vias para analisar bem como vamos distribuir os equipamentos pela cidade. Por isso, ainda não definimos as vias e a quantidade para cada uma", ressaltou.
Muller não descartou a utilização dos equipamentos já instalados pela cidade. "Estamos avaliando se eles têm condições de continuar operando", disse.
Além de mais modernos, os novos equipamentos vão fiscalizar operações de carga e descarga e as vias exclusivas para ônibus, como nas avenidas Vasco da Gama e ACM. "Os novos equipamentos serão um grande reforço para a segurança no trânsito de Salvador", garantiu.
Ainda segundo Muller, os agentes da Transalvador passarão a utilizar smartphones ou tablets durante a fiscalização e não mais "caneta e bloquinho". A licitação para a aquisição dos aparelhos também deve sair este mês.
Opiniões divididas
A instalação de mais radares pela cidade dividiu a opinião de motoristas. "Eu acho que eles deveriam mesmo melhorar a qualidade das vias. Isso, sim, nos daria mais segurança", afirmou o industriário Alberto Alves, 34.
Por outro lado, a professora Lívia Farias, 27, defende que os equipamentos podem promover "maior educação no trânsito". "Tem motorista que pensa que está em uma pista de corrida. Eles só mudam quando o bolso é afetado", criticou.
Mesmo considerados ultrapassados, os fotossensores registraram, entre janeiro e julho deste ano, 78.149 avanços de sinal.
No total, a Transalvador já realizou 391.845 notificações entre janeiro e 15 de setembro deste ano, não apenas por equipamentos eletrônicos.  Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% foi a infração com maior número de registros (160.780).
Especialista
Para o especialista em trânsito Adelmo Filho, os novos equipamentos são positivos para o trânsito, mas destaca que outras medidas são necessárias.
"É uma medida que disciplina os motoristas. Mas multar só não vai resolver. É preciso investir na qualidade das vias", ressaltou.

Postagens mais visitadas deste blog

Professora gostosa foi expulsa da escola por deixar alunos excitados.

Os Botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história