Preparo de sabão de coco

Preparação de Sabão de coco


1.1 Saponificação a quente
· Em uma garrafa de água mineral de 500 mL com a boca cortada (formato de um copo de forma alta) coloque 20 mL de óleo de coco e adicione 20 mL de solução de hidróxido de sódio a 30%. ( a 25% fica melhor, sendo que já consegui fazer com NaOH a 20%)
·  Agite a mistura por aproximadamente 5 minutos e aqueça em banho-Maria na temperatura de 50 ºC  por mais 5 minutos; retire do aquecimento e junte 1 mL de etanol agitando sempre.
· Mantenha o aquecimento e a agitação até que se forme uma massa pastosa bastante consistente. Após esse tempo, retire do aquecimento, transfira para uma forma e deixe esfriar.

1.2 Saponificação a frio
· Em uma garrafa de água mineral de 500 mL com a boca cortada (formato de um copo de forma alta)  adicione 20 mL de óleo de coco ou de babaçu e 20 mL de solução de hidróxido de sódio a 30% (também conseguimos com NaOH a 20%). Com um bastão de vidro, agite a mistura durante 20 minutos ou até que adquira consistência bem pastosa. Em seguida, transfira para uma forma e deixe em repouso até o dia seguinte (próxima aula), para que a reação se complete.


Observação: Só serve óleo de coco bruto; aquele comprado na feira e que tem bastante gordura. O óleo refinado comprado em farmácia não serve.
Cuidado com a soda cáustica (NaOH) pois ela causa queimaduras sérias. Todo o material deve ser manipulado com muito cuidado, havendo uma ou outra reação.
Tentamos e conseguimos realizar este mesmo experimento usando óleo de coco de Babaçu.

Este material foi, gentilmente, cedido pelo professor Reinaldo Gramacho, professor de Química Orgânica da UESC. e sofreu algumas pequenas modificações por mãos de nossos alunos.

Postagens mais visitadas deste blog

Professora gostosa foi expulsa da escola por deixar alunos excitados.