Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 13, 2012

Usar copos descartáveis é gerar lixo sem necessidade – Ideias Verdes

Imagem
Usar copos descartáveis é gerar lixo sem necessidade – Ideias Verdes

Usar copos descartáveis é gerar lixo sem necessidadeLydia Cintra 30 de maio de 2011 Algumas pessoas ainda acham que usar copo descartável é comodidade. Você vai até o bebedouro, saca o copinho, enche de água (ou café, chá…), bebe e… joga no lixo. O problema, porém, é pegar um novinho em folha cada vez que bate a vontade de beber alguma coisa.  Além da geração desnecessária de resíduos, a fabricação desses copos emite CO2 e outros gases na atmosfera. Só nos EUA, a fabricação, o transporte e a reciclagemdesses materiais produzem gases que se equiparam aos de uma frota de 1,3 milhão de carros durante um ano. Sem contar que cada copinho pode levar mais de 100 anos para se decompor na natureza. Mesmo que o copo jogado fora vá para o lixo reciclável, existem opções melhores, que contribuem para que o volume de lixo gerado desnecessariamente seja menor. Se você usardois copinhos descartáveis em um dia de trabalho, por exemp…

Aprenda a usar produtos como limão e vinagre na limpeza doméstica – Ideias Verdes

Imagem
Aprenda a usar produtos como limão e vinagre na limpeza doméstica – Ideias Verdes
Aprenda a usar produtos como limão e vinagre na limpeza domésticaLydia Cintra 22 de junho de 2011 Para deixar a cozinha brilhando e as janelas um “brinco”, nem sempre é preciso apelar para os limpadores químicos milagrosos que estão na dispensa da maioria das casas brasileiras. Comsoluções simples (e que usam produtos fáceis, que fazem parte do dia-a-dia), é possível limpar fogão, piso, panelas, banheiro e até grelha de churrasco. A troca de produtos que estão nas prateleiras de limpeza dos supermercados por outros “caseiros”, menos agressivos ao meio ambiente, ajuda também a economizar dinheiro nas compras domésticas. Conheça algumas soluções e veja como é fácil colocá-las em prática. Conhece mais alguma? Compartilhe com a gente! Limão, o removedor
Adotar a fruta como material de limpeza evita o uso de produtos com cloro e solvente. Como o limão é ácido, é fácil remover sujeira e manchas. Para tirar gord…

4 dicas para usar seu computador com consciência e economizar energia – Ideias Verdes

Imagem
4 dicas para usar seu computador com consciência e economizar energia – Ideias Verdes
4 dicas para usar seu computador com consciência e economizar energiaLydia Cintra 8 de julho de 2011 Que o computador, nosso amigo de (quase?) todos os dias, consome energia, todo mundo sabe. Até aí, tudo bem. O problema é quando a forma como ele é usado vira desperdício. Algumas atitudes simples ajudam a economizar energia, dinheiro e aumentam a vida útil do seu micro. Afinal, a gente já não vive mais sem ele. Troca de Máquina Pense se você realmente precisa de um modelo novo – é uma necessidade ou um “deslumbre” com as novidades do mercado? Fazer essa autoavaliação é parte essencial do chamado consumo consciente. Ao comprar um modelo novo, procure pesquisar versões que consomem menos energia. Alguns selos podem ajudar, como o Energy Star, presente em computadores queatendem aos critérios de eficiência da Agência de Proteção Ambiental dos EUA. E o velho, viralixo eletrônico? Não necessariamente. Uma …