Postagens

Mostrando postagens de Novembro 7, 2012

fósforo – Oráculo

Imagem
fósforo – Oráculo


Posts tagueados com ‘fósforo’Fósforo realmente elimina cheiro de cocô?Oráculo 2 de outubro de 2012 É possível a combustão de um fósforo eliminar o odor produzido pelas fezes?
Thaise Roth, Maringá, PR

Mão amarela.
Sim, é possível. Esse milagroso efeito desodorante ocorre porque, quando aceso, o fósforo libera dióxido de enxofre, uma substância que tem um cheiro muito forte. Por serem muito sensíveis ao dióxido, nossos sensores nasais reduzem momentaneamente a capacidade de detectar outros odores, explica o professor do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina Nito Ângelo Debacher. Assim, o nariz deixa de sentir o cheiro do cocô. O professor Debacher ainda atribui outros fatores de menor importância que ajudam a reduzir o mau cheiro com essa clássica, infalível, barata e tudo-de-bom técnica caseira. Um deles é a fumaça de cor branca produzida durante a queima do fósforo. Essa fumaça é constituída de enxofre coloidal, que tem alta capacidade de abs…

Anvisa proíbe substância utilizada na fabricação de agrotóxico e veneno de rato – Ideias Verdes

Imagem
Anvisa proíbe substância utilizada na fabricação de agrotóxico e veneno de rato – Ideias Verdes
Anvisa proíbe substância utilizada na fabricação de agrotóxico e veneno de ratoLydia Cintra 7 de novembro de 2012 O aldicarbe, princípio ativo utilizado na fabricação clandestina do popular “chumbinho”, usado como veneno para matar ratos, foi banido do mercado brasileiro pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A substância compõe o Temik 150, agrotóxico fabricado pela Bayer e considerado o mais tóxico já registrado no país – autorizado até o mês passado para culturas de batata, café, cana-de-açúcar e citros. Considerando que o Brasil caminha a passos lentos na questão dos agrotóxicos, a notícias é boa. Não à toa, o aldicarbe é restrito na Europa desde 2003. Por aqui, antes tarde do que nunca. O problema da fabricação ilegal de chumbinho acontece a partir de uma rede quedesvia venenos agrícolas do campo para os grandes centros, onde são fracionados, diluídos e revendidos no c…