Postagens

Mostrando postagens de Outubro 24, 2012

Drogas, gordura e vício

Imagem
Excesso de gordura pode alterar cérebro tanto quanto drogas fortes Ratos alimentados com alto teor de gordura apresentaram características semelhantes a dos animais viciados em cocaína Katherine Harmon ISTOCKPHOTO/REDMALRatos recusam rações saudáveis, preferindo alimentos gordurosos Como muitas pessoas, ratos ficam felizes em devorar uma comida saborosa, rica em gordura. Bacon, salsicha, chocolate e até mesmo o cheesecake rapidamente tornaram-se os pratos favoritos dos ratos de laboratório, que recentemente tiveram acesso a essas preferências humanas – tanto que os animais passaram a depender de grandes quantidades de gordura para se sentir bem, como acontece com usuários de drogas. 
Um novo estudo publicado on-line no Nature Neuroscience descreve esses conflitos dos ratos, aumentando o conhecimento sobre a forma como o excesso de ingestão de alimentos pode provocar mudanças cerebrais; alterações que parecem criar uma dependência neuroquímica no “comedor” — ou no usuário. (Sci…

Monte sua estante com livros sobre a 2ª Guerra

Imagem
Monte sua estante com livros sobre a 2ª Guerra da Livraria da Folha A Segunda Guerra Mundial (1939-45) é um dos momentos cruciais da história. Consequência de interesses econômicos, conflitos ideológicos e um frágil equilíbrio diplomático que se estendia desde o fim da Primeira Guerra (1914-18), o confronto entre o Eixo --Alemanha, Itália e Japão-- e os Aliados --liderados por Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos-- levou morte e destruição para quase todas as partes do planeta. Conheça alguns livros sobre o período.
'Uma Criança de Sorte' traz memórias de um sobrevivente de Auschwitz 'Hollywood Contra Hitler' reúne clássicos da propaganda antinazista Siga a Livraria da Folha no Twitter Conheça nossa página no Facebook
DivulgaçãoBatalha é estudada em termos estratégicos, políticos e simbólicos Em "O Cerco de Leningrado", o historiador Pierre Vallaud, especialista em história contemporânea e em guerras do século 20, conta detalhes do episódio se …

Alimentos sacitógenos. Você sabe o que são?

Google

Nutróloga recomenda alimentos que saciam para emagrecer; veja lista São os chamados alimentos sacietógenos, que dão saciedade, ricos em fibras solúveis que se dissolvem na água. Exemplos: banana e abacate. Tatiana NascimentoRio de Janeiro Basta o sol aparecer forte e recomeça o velho dilema: de um lado, as tentações da boa mesa, a falta de tempo para uma rotina saudável e todas aquelas outras desculpas para justificar os quilinhos a mais. Do outro, o sonho da silhueta ideal - de preferência, magra. Uma batalha que parece não ter fim para homens e mulheres. Aliás, que mulher já não tentou alguma dieta com promessa milagrosa pelo menos uma vez na vida? Simone Dionisio, professora do Ensino Básico em Piracicaba, interior de São Paulo, tentou de tudo. “Até tomar água oxigenada quente de manhã em jejum eu cheguei a tomar”, revela. “E dieta da lua e do grão de arroz, de pôr grão de arroz na água. Da berinjela com laranja também. E não passei mal, mas também não emagreci um …