Postagens

Mostrando postagens de Outubro 13, 2012

Folha de S.Paulo - Colunistas - Hélio Schwartsman - Encrenca educacional - 13/10/2012

Folha de S.Paulo - Colunistas - Hélio Schwartsman - Encrenca educacional - 13/10/2012

Encrenca educacional
SÃO PAULO - Pesquisa da Faculdade de Educação da USP mostrou que quase metade dos alunos que ingressam nos cursos de licenciatura em física e matemática da universidade não estão dispostos a tornar-se professores. O detalhe inquietante é que licenciaturas foram criadas exatamente para formar docentes. A dificuldade é que, se os estudantes não querem virar professores, fica difícil conseguir bons profissionais e, sem eles, o sistema de ensino brasileiro seguirá colecionando fracassos. Embora exista muita polêmica sobre o que funciona ou não em educação, não há dúvida de que a qualidade do professor é fundamental. Trabalho de 2007 da consultoria McKinsey comparou sistemas de educação de todo o mundo e concluiu que o elemento de maior destaque nas redes de excelência era a capacidade de "escolher as melhores pessoas para se tornarem professores". Na Coreia do Sul, por exemp…

HEMOGRAMA | Entenda os seus resultados.

Imagem
HEMOGRAMA | Entenda os seus resultados. Caros alunos e amigos, como tenho que fazer exames de sangue semanalmente, julguei que seria interessante colocar algum texto sobre exames de sangue e seus resultados. Como não tenho formação médica e meus cohecimentos em biologia são bem rudimentares, acabo por colocar esse texto que achei pronto. É bastante esclarecedor, tem linguagem acessível e trata com relativa profundidade do assunto.

HEMOGRAMA | Entenda os seus resultados. Autor do texto: Pedro Pinheiro - 20 de novembro de 2009 | 14:30Publicidade

hemograma é uma das análises de sangue mais úteis e mais solicitadas na prática médica. Apesar de extremamente comum, esse é um exame que ainda causa muita confusão na população e até nos meios de comunicação. Algumas pessoas acham que todo exame de sangue é um hemograma, como se ambos termos fossem sinônimos. Isto é um equívoco.
O exame de sangue não funciona como o antivírus do seu computador que faz automaticamente um rastreamento em toda a…

Sacolas descartáveis na cidade de Salvador

Imagem
Metro1
Um ano após entrar em vigor, Lei da Sacolinha ainda não é cumprida em Salvador Prefeitura silencia sobre não cumprimento de determinação; autora pede fiscalizaçãoErick Issa - Metro1 Foto: Asmontec / Divulgação Mais uma regra que dificilmente será cumprida em Salvador. Pelo menos enquanto o prefeito João Henrique (PP) estiver no cargo, a Lei 8.069/2011, de autoria dos vereadores Pedro Godinho (PMDB), Andrea Mendonça (PV) e Vânia Galvão (PT), que determina a substituição de sacolas plásticas por sacolas biodegradáveis, deve ficar apenas no desejo daqueles que defendem a medida ecologicamente correta. 

Conhecida como Lei da Sacolinha, a norma foi aprovada na Câmara Municipal de Salvador no dia 13 de setembro de 2011, entretanto, como o prefeito não se manifestou sobre a Lei, não vetou nem sancionou, passados os 15 dias úteis para que o prefeito se manifestasse, a Lei foi promulgada automaticamente pela própria Câmara, com publicação no Diário Oficial do Município, na seção do Legis…