Postagens

Mostrando postagens de Setembro 1, 2012

Desafio é valorizar e motivar os professores

Imagem
Desafio é valorizar e motivar os professores Desafio é valorizar e motivar os professoresOitenta anos atrás, o Manifesto dos pioneiros da educação nova, que lançou as bases para uma escola pública de qualidade no Brasil, foi publicado. O documento, que até hoje serve de referência para a busca por melhorias no ensino, é simples ao mencionar o professor: "De todas as funções públicas, a mais importante". De 1932 par cá, entretanto, a carreira vem se tornando cada vez menos atrativa. Salários pouco expressivos, formação inadequada para encarar a sala de aula e falta de condições de trabalho formam o problema que o governo, nas três instâncias, precisa enfrentar. "Não há dúvidas de que qualquer iniciativa que desconsidere a valorização do professor será incapaz de mudar o atual quadro da educação", afirma Romualdo Portela, professor de política educacional na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com ele, o primeiro objetivo é garantir uma…

Saúde dos professores em alerta

Imagem
Saúde dos professores em alerta
Saúde dos professores em alertaMuitos deles encaram três turnos de jornada de trabalho. E precisam se deslocar entre diferentes pontos para executar suas funções. O acúmulo de serviço e a falta de estrutura adequada para desempenhá-lo são queixas frequentes. Esses são alguns dos ingredientes da rotina dos professores da rede pública, o que faz com que a saúde desses profissionais esteja em alerta. A carreira no magistério, já considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) uma das mais estressantes, tem afastado cada vez mais docentes da sala de aula. Na rede estadual de São Paulo, em que atuam 220 mil professores, são observados 92 afastamentos por motivo de saúde por mês, ou seja, cerca de 33 mil docentes longe das salas anualmente. Destes, 19 mil são em função de depressão. Procurado, o governo do Estado não se pronunciou. Pesquisa da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) de 2010 mostra que também estão entre…

Piso, carreira e jornada são pressupostos chaves da valorização profissional

Imagem
Piso, carreira e jornada são pressupostos chaves da valorização profissional Piso, carreira e jornada são pressupostos chaves da valorização profissionalEm 30 de agosto, a CNTE participou de reunião preliminar convocada pelo Ministério da Educação com o objetivo de instituir, quiçá ainda em 2012, a Mesa de Negociação sobre o piso salarial nacional dos profissionais da educação, sugerida pelo presidente Lula no ato de encerramento da 1ª Conae em 2010.
O ponto central do debate, nesse momento, consiste em responder à pressão de governadores para alterar o critério de atualização do piso, fixando-o somente ao INPC. Os mesmos alegam não ter condições de manter o atual nível de reajuste sem achatar as carreiras, com o que a CNTE não concorda, uma vez que a simples reposição inflacionária descaracterizaria o princípio da valorização, com equidade nacional, previsto na Lei 11.738.
Hoje, tanto o MEC quanto a maior parte dos membros do Consed e da Undime entendem que somente o INPC contrapõe os…

Folha de S.Paulo - Equilíbrio e Saúde - Prevenção com ácido fólico na gravidez é rara e incorreta no Brasil - 30/08/2012

Imagem
Folha de S.Paulo - Equilíbrio e Saúde - Prevenção com ácido fólico na gravidez é rara e incorreta no Brasil - 30/08/2012
Prevenção com ácido fólico na gravidez é rara e incorreta no Brasil
DÉBORA MISMETTI EDITORA-ASSISTENTE DE "CIÊNCIA + SAÚDE"
Uma medida simples para evitar malformações em bebês ainda é pouco adotada pelas brasileiras e será tema de campanha nacional com lançamento marcado para hoje em São Paulo. Um levantamento com 500 mulheres realizado pelo médico Eduardo Borges da Fonseca, professor de obstetrícia da Universidade Federal da Paraíba, mostra que só 13,8% tomaram suplemento de ácido fólico antes de engravidar. O uso dessa vitamina ao menos 30 dias antes do início da gestação, continuando até o terceiro mês, reduz em cerca de 75% a ocorrência dos defeitos de fechamento do tubo neural (a região do embrião que vai dar origem ao sistema nervoso central). Hoje, 1 em 1.000 crianças nasce com algum desses problemas no país. Os mais comuns são espinha bífida (expos…

Folha de S.Paulo - Educação - Avaliação do ensino médio será mantida, diz ministro - 30/08/2012

Imagem
Folha de S.Paulo - Educação - Avaliação do ensino médio será mantida, diz ministro - 30/08/2012
Avaliação do ensino médio será mantida, diz ministro
FÁBIO TAKAHASHI DE SÃO PAULO
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou ontem que manterá o atual sistema de avaliação de estudantes do ensino médio enquanto o Enem não estiver completamente adaptado para analisar essa etapa. Há duas semanas, ele disse que pretendia alterar o sistema de avaliação, após dados oficiais mostrarem que a etapa estacionou em patamar insatisfatório de qualidade. A proposta foi criticada por educadores, que entenderam que a mudança poderia ser uma manobra para mascarar os resultados ruins. E que haveria perda da série histórica, iniciada em 1995. Hoje, o ensino médio é avaliado por amostra de 70 mil alunos, por meio da Prova Brasil. A ideia do ministro é substituir esse sistema pela prova do Enem, que no ano passado contou com 1,5 milhão dos quase 2 milhões de formandos no ensino médio. Sergio Lima/Folhapr…

Folha de S.Paulo - Educação - Investimento deve ser em treinamento, diz professora americana - 28/08/2012

Folha de S.Paulo - Educação - Investimento deve ser em treinamento, diz professora americana - 28/08/2012
Investimento deve ser em treinamento, diz professora americana
MARIA CRISTINA FRIAS COLUNISTA DA FOLHA
A proposta do MEC (Ministério da Educação) de agrupar as 13 matérias do ensino médio em quatro áreas pode ser válida, mas demanda apoio e reciclagem de professores. A opinião é da professora norte-americana Deborah Stipek, ex-reitora da Escola de Educação de Stanford.
"No mundo real, humanidades e ciências são interconectadas. Um currículo integrado permite a professores organizar o ensino em torno de debates grandes e significativos, o que pode ser mais motivador para estudantes." O tema da motivação é uma das especialidades de Stipek, que escreveu, entre outros estudos acadêmicos, o livro "Motivation to Learn: Integrating Theory and Practice" ("Motivação para Aprender: Integrando Teoria e Prática", ed. Allyn and Bacon). "Alunos perdem motivação…

Folha de S.Paulo - Equilíbrio e Saúde - Uso precoce de maconha piora a memória, diz estudo - 28/08/2012

Imagem
Folha de S.Paulo - Equilíbrio e Saúde - Uso precoce de maconha piora a memória, diz estudo - 28/08/2012

Uso precoce de maconha piora a memória, diz estudo
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS DE SÃO PAULO
Adultos que se tornam dependentes de maconha antes dos 18 anos tiveram resultados piores em testes de memória e inteligência do que não usuários, indica um estudo que acompanhou cerca de mil neozelandeses do nascimento até os 38 anos. Durante esse tempo, os participantes da pesquisa, realizada por cientistas da Universidade Duke (EUA) e do King's College de Londres, foram submetidos a entrevistas periódicas, para dizer se estavam usando maconha e com que frequência, e a testes de QI (coeficiente de inteligência) e outros exames de memória, raciocínio, processamento visual, entre outros. Segundo Terrie Moffitt, professora de psicologia e neurociência do King's College, a longa duração do estudo dá segurança para afirmar o risco trazido pela maconha para jovens e a relativa segurança de us…

Folha de S.Paulo - Folhinha - Entenda o que é a Lua Azul, fenômeno raro que acontece hoje à noite - 31/08/2012

Folha de S.Paulo - Folhinha - Entenda o que é a Lua Azul, fenômeno raro que acontece hoje à noite - 31/08/2012
Entenda o que é a Lua Azul, fenômeno raro que acontece hoje à noite
DE SÃO PAULO

Atualizado às 21h37.

Quem olhar para o céu hoje à noite vai ver um fenômeno que só acontece, em média, a cada três anos: a Lua Azul. Mas não se engane com o nome. O que vai acontecer não tem nada a ver com a cor do astro.

A Lua Azul, na verdade, é quando acontecem duas luas cheias em um mesmo mês. A primeira foi no dia 2 de agosto. A outra é hoje. Só isso.

Lua azul

Ver em tamanho maior »










AnteriorPróxima
Robert Atanasovski/France Presse
AnteriorPróxima
Vista da Lua cheia em Skopje, na Macedônia; Lua azul é quando acontecem duas luas cheias em um mesmo mês, a primeira foi no dia 2
O fenômeno acontece porque o ciclo da Lua tem 29,5 dias, enquanto os meses têm 30 ou 31 dias (menos fevereiro, mas essa já é outra história). Por conta dessa diferença, existe a chance de a Lua completar seu ciclo antes d…

Folha de S.Paulo - Equilíbrio e Saúde - Vítimas da droga talidomida dizem que pedido de desculpa é insuficiente - 01/09/2012

Folha de S.Paulo - Equilíbrio e Saúde - Vítimas da droga talidomida dizem que pedido de desculpa é insuficiente - 01/09/2012
Vítimas da droga talidomida dizem que pedido de desculpa é insuficiente DA REUTERS
As vítimas da talidomida, medicamento que causou defeitos congênitos em milhares de bebês no mundo todo, disseram neste sábado que o pedido de desculpas do fabricante alemão é insuficiente e tardio. Criador de droga talidomida pede desculpas às vítimas após 60 anos O medicamento, desenvolvido pela empresa alemã Gruenenthal, foi vendido para mulheres grávidas do mundo todo, no fim dos anos 50 e começo dos anos 60, como um tratamento para o enjoo matinal. Cerca de 10 mil crianças nasceram com defeitos causados pela droga, a maioria com má formação nos membros ou sem braços ou pernas. "Tentei lembrá-los do seu comportamento criminoso em várias ocasiões, não acho que essa empresa algum dia fará a coisa certa", disse Geoff Adams-Spink, vítima britânica da talidomida. "Est…

Portal A TARDE - Cerveja é indicada para reidratação após o treino

Imagem
Portal A TARDE - Cerveja é indicada para reidratação após o treino

Cerveja é indicada para reidratação após o treino Fabiana Mascarenhas Tags:Ciência Vida Cerveja educação física

COMENTÁRIOS (0) -AA+

Portal A TARDE - Plantas e jardins trazem a natureza para dentro de casa

Imagem
Portal A TARDE - Plantas e jardins trazem a natureza para dentro de casa
Plantas e jardins trazem a natureza para dentro de casa Claudia Lessa Tags:vida jardinagem



COMENTÁRIOS (0) -AA+