Postagens

Mostrando postagens de Agosto 22, 2012

Folha.com - BBC Brasil - Americano de 15 anos cria exame de câncer barato e rápido - 21/08/2012

Imagem
Folha.com - BBC Brasil - Americano de 15 anos cria exame de câncer barato e rápido - 21/08/2012
Americano de 15 anos cria exame de câncer barato e rápido DA BBC BRASIL
O estudante americano de 15 anos Jack Andraka gosta de andar de caiaque e é fã da série de TV Glee. Mas além de estudar e de se dedicar aos passatempos tradicionais de um adolescente, ele desenvolveu um exame barato e rápido para detectar câncer em seus estágios iniciais em um dos mais conceituados laboratórios de câncer no mundo. BBCJack Andraka, americano de 15 anos que criou exame de câncer barato e rápido O teste criado por Jack é 168 vezes mais rápido e 26 mil vezes menos caro que o teste padrão. Ele agora realiza seus experimentos na renomada Johns Hopkins University, na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos.

Folha.com - Colunistas - Marcelo Gleiser - A Grande Extinção e o aquecimento - 22/07/2012

Imagem
Folha.com - Colunistas - Marcelo Gleiser - A Grande Extinção e o aquecimento - 22/07/2012
A Grande Extinção e o aquecimento DE SÃO PAULO
A extinção em massa mais famosa da história do nosso planeta é, sem dúvida, a que acabou com os dinossauros e cerca de 50% da vida na Terra, em torno de 65 milhões de anos atrás. O principal culpado, ao que tudo indica, foi um asteroide de 10 km de diâmetro que caiu na península de Yucatán, no México. Mas essa catástrofe mal se compara à Grande Extinção, que ocorreu cerca de 252 milhões de anos atrás, no final do Permiano. Cientistas estimam que cerca de 95% de todas as espécies marinhas, e uma fração desconhecida -mas provavelmente comparável- das espécies terrestres encontraram o seu fim em alguns milhões de anos, o que não passa de um piscar de olhos em termos geológicos. Embora outro impacto de um objeto vindo do espaço tenha sido proposto como causa, pesquisa recente sugere que a mortandade se deveu à falta de oxigênio na água, acoplada a um exc…

Folha de S.Paulo - Colunistas - Marcelo Gleiser - A fenomenal Curiosidade - 12/08/2012

Imagem
Folha de S.Paulo - Colunistas - Marcelo Gleiser - A fenomenal Curiosidade - 12/08/2012
A fenomenal Curiosidade
Só se você estiver em hibernação profunda ou inconsciente terá perdido, nesta semana, em meio às várias transmissões olímpicas, o sensacional feito dos engenheiros e cientistas da Nasa. Após anos de preparativos e meses de voo, a sonda exploratória Curiosity (Curiosidade) foi depositada em Marte, o planeta que tanto fomenta a imaginação humana. A máquina é do tamanho de um Mini Cooper, pesando em torno de uma tonelada. Transportá-la por centenas de milhões de quilômetros e pousá-la no local desejado é um feito de tirar o chapéu. E tudo foi feito automaticamente, por computadores a bordo, já que o pouso levou sete minutos e as comunicações com a Terra demoram 14, devido à distância. Ou seja, um robô ultrassofisticado pousou por si só em Marte.
Sua função principal? Buscar por traços de vida, atual ou extinta, na superfície e no subsolo marciano. Hoje (escrevo na quinta), vi as…

Folha de S.Paulo - Colunistas - Marcelo Gleiser - Ciência, fé e extrapolação - 19/08/2012

Imagem
Folha de S.Paulo - Colunistas - Marcelo Gleiser - Ciência, fé e extrapolação - 19/08/2012

Ciência, fé e extrapolação Será que podemos compreender o mundo sem ter alguma espécie de crença? Essa não só é uma das questões centrais da dicotomia entre a ciência e a fé como também informa de que modo um indivíduo se relaciona com o mundo. Se contrastarmos explicações míticas e científicas da realidade, podemos dizer que mitos religiosos procuram explicar o desconhecido com o "desconhecível", enquanto que a ciência procura explicar o desconhecido com o "conhecível". A tensão vem da crença de que duas realidades independentes existem em pé de igualdade; uma que pertence a este mundo (e que é, portanto, conhecível), e outra fora dele (e que é, portanto, desconhecível ou inescrutável). Tanto o cientista quanto o crente acreditam, se bem que a crença de cada um é bem diferente. A do cientista se manifesta de forma clara quando faz uma extrapolação de uma teoria ou modelo além…

Folha de S.Paulo - Ciência - Pesquisa mostra diferenças emocionais entre ciúme masculino e feminino - 22/08/2012

Folha de S.Paulo - Ciência - Pesquisa mostra diferenças emocionais entre ciúme masculino e feminino - 22/08/2012
Pesquisa mostra diferenças emocionais entre ciúme masculino e feminino
MARCO VARELLA ENVIADO ESPECIAL A VIENA
Um estudo da pesquisadora chilena Ana Maria Fernandez, da Universidade de Santiago do Chile, traz novos dados sobre as diferenças entre homens e mulheres nas manifestações emocionais do ciúme. A pesquisa foi apresentada durante a 21. Conferência de Etologia Humana em Viena, na Áustria. Fernandez usou trechos de filmes, como "Closer", estrelado por Julia Roberts, Jude Law, Clive Owen e Natalie Portman, para induzir reações ciumentas em homens e mulheres, e então controlou parâmetros fisiológicos dos participantes como batimento cardíaco e taxa de respiração. As cenas usadas para isso foram cuidadosamente escolhidas, envolvendo momentos de traição conjugal no filme. "Descobrimos que os parâmetros fisiológicos de homens estão mais voltados para a agressão…