Postagens

Mostrando postagens de Agosto 6, 2012

Portal A TARDE - Alunos da rede estadual retornam às aulas nesta segunda

Portal A TARDE - Alunos da rede estadual retornam às aulas nesta segunda
Os estudantes da rede estadual retornaram às aulas nesta segunda-feira, 6, após 115 dias de greve dos professores. Animados, os alunos acordaram cedo e comparecem aos colégios Estaduais Raphael Serravale, na Pituba, e Thales de Azevedo, no Costa Azul. Já no Colégio Estadual da Bahia, o Central, o movimento foi pequeno nesta manhã e muitos alunos faltaram. Estudante da 5ª série do Serravale, Larissa Conceição disse que estava contente como a volta às aulas. "Estava ansiosa porque não conseguia estudar sozinha e estava ficando preocupada", conta a jovem. A vice-coordenadora do Serravale, Marinilse Carneiro, disse que antes de ensinar conteúdo novo aos alunos, os professores vão revisar os assuntos que foram dados na primeira unidade. Nessa primeira semana, os docentes também vão se reunir para discutir um calendário de reposição das aulas perdidas. Na última sexta, 3, o governo emitiu nota informando que …

Folha de S.Paulo - Tec - Ultrabooks têm que cumprir exigências para entrar na categoria; testamos sete modelos - 06/08/2012

Imagem
As inovações tecnológicas me surpreendem e me assustam. Me assusta que boa parte delas acaba gerando apenas mais lixo, consumo e problemas ambientais. Um exemplo é a evolução dos aparelhos de som e imagem: começamos com a fita cassete, que foi susbtituída pelo CD, que convive com o DVD, e agora será substituída pelo Blue Ray. Onde foram parar os antigos filmes em cassete? E os aparelhos? E o que vai ocorrer com as toneladas de plásticos dos CDs, DVDs e mesmo com os aparelhos? Essa mesma tecnologia que nos atrai e nos surpreende, acaba gerando o incomodo de uma obrigatória atualização nos equipamentos, e como disse antes, lixo. Não quero dizer com isso que precisamos ficar estagnados usando aparelhos antigos. Não consigo me imaginar usando um gramofone, por exemplo. E adoraria ter uma TV de 50 polegadas de LCD. Mas que nossos padrões de consumo precisam ser revistos, sim, precisam. Em meio a essas uma mudança nos notebooks começa a surgir. É o assunto do texto a seguir. Folha de S.Paulo …

Folha de S.Paulo - Ilustrada - Documentário revela os fantasmas que rondam descendentes dos nazistas - 06/08/2012

Imagem
Folha de S.Paulo - Ilustrada - Documentário revela os fantasmas que rondam descendentes dos nazistas - 06/08/2012
Documentário revela os fantasmas que rondam descendentes dos nazistas PUBLICIDADE
RODRIGO SALEM DE SÃO PAULO
A ideia da brasileira Claudia Ehrlich Sobral era simples. Tirar dois dias de descanso de seu trabalho como pesquisadora em uma produtora de documentários em Roma para assistir a um jogo do Brasil na Copa da Alemanha, em junho de 2006. Mas, assim que chegou a Berlim, seus planos mudaram radicalmente. "Eu me senti muito mal. Fiquei surpresa com meus sentimentos. Olhava para as pessoas e pensava o que os pais e os avôs delas tinham feito durante a Segunda Guerra. Mudei a passagem e voltei logo depois do jogo", lembra Sobral, judia descendente de segunda geração de sobreviventes do Holocausto. "Precisei lidar com os meus próprios fantasmas", diz. DivulgaçãoO oficial nazista Arthur Wollschlaeger, condecorado pelo próprio Hitler, escondia o passado do fi…

Folha de S.Paulo - Ciência - UFRJ transforma o bagaço de cana em fibra de carbono - 30/07/2012

Imagem
Folha de S.Paulo - Ciência - UFRJ transforma o bagaço de cana em fibra de carbono - 30/07/2012

UFRJ transforma o bagaço de cana em fibra de carbonoGIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO
Peças de carro, materiais da indústria de petróleo e até armações de óculos podem estar prestes a se juntar a etanol, cachaça e açúcar como produtos derivados da cana.
Cientistas brasileiros desenvolveram um jeito de transformar os resíduos da planta em fibra de carbono, material um bocado valorizado pela indústria. Hoje, o bagaço da cana-de-açúcar é o principal resíduo do agronegócio brasileiro. Uma tonelada da planta usada para fazer etanol produz, em média, 140 kg de bagaço. Boa parte desses restos acaba queimada nas próprias usinas como forma de gerar energia, mas é uma destinação que ainda não consegue absorver todos os resíduos gerados. Se armazenados incorretamente, eles podem se tornar um fator sério de poluição ambiental. Editoria de arte/Folhapress Foi pensando nisso que um grupo da UFRJ (Universidade …

Folha de S.Paulo - Ciência - Dinossauros foram extintos de uma vez só, diz pesquisa - 31/07/2012

Imagem
Folha de S.Paulo - Ciência - Dinossauros foram extintos de uma vez só, diz pesquisa - 31/07/2012

Dinossauros foram extintos de uma vez só, diz pesquisa DA EFE
Um estudo com fósseisde dinossauro encontrados nas montanhas dos Pirineus, uma cordilheira localizada na fronteira entre Espanha e França, reforça a hipótese de que a extinção desses animais não foi gradual, mas repentina, como consequência do impacto de um asteroide que caiu na Terra. DivulgaçãoConcepção artística de saurópodes O estudo indica que os saurópodes --dinossauros herbívoros de pescoço e cauda longos e andar quadrúpede-- que viveram no final do Cretáceo na Europa mantiveram sua diversidade até a extinção, cerca de 65 milhões de anos, ao contrário das teorias gradualistas. O trabalho de pesquisa, realizado por especialistas espanhóis da Universidade de Zaragoza e da Universidade Autônoma de Barcelona, junto com especialistas franceses e italianos, reforça a hipótese de que a extinção dos dinossauros pode ter sido brusc…