Postagens

Mostrando postagens de Junho 7, 2012

Mudanças na Tabela Periódica dos Elementos Químicos

Imagem
Três novos elementos químicos aprovados para a tabela periódica Consiste num ordenamento dos elementos conhecidos de acordo com as suas propriedades físicas e químicas2011-11-07 Elementos 110, 11 e 112.  Clique para ampliar A tabela periódica vai integrar três novas referências: contando com os elementos 110, 111 e 112, darmstádio (Ds), roentgénio (Rg) e copernício (Cn). A aprovação foi dada, na passada sexta-feira, pela União Internacional de Física Pura e Aplicada durante uma conferência que decorreu no Instituto de Física em Londres (Reino Unido).
No entanto, os elementos são tão grandes e instáveis que só podem ser feitos em laboratório, não se sabe muito sobre eles, não são encontrados na natureza e desfazem-se em outros elementos muito rapidamente.
O Darmstádio, elemento 110, foi sintetizado pela primeira vez a 9 de Novembro de 1994, perto da cidade de Darmstadt, por Peter Armbruster e Gottfried Münzenberg. Foi criado na quebra de um isótopo pesado de chumbo com o níquel-62, que …

8 copos que fazem a diferença

Imagem
Oito copos de água é o melhor remédio para evitar pedras nos rins Dez por cento dos portugueses já tiveram um episódio de cálculos renais2012-06-05

Dois litros de água por dia é suficiente para prevenir A ingestão de dois litros, ou oito copos, de água por dia é um factor de prevenção do desenvolvimento de pedras nos rins, segundo alerta aSociedade Portuguesa de Nefrologia(SPN). Com a chegada do Verão, o calor combinado com uma alimentação menos regrada poderá ser sinónimo de aumento das manifestações resultantes da presença de cálculos renais. E apesar de esta doença poder atingir qualquer indivíduo mas existem pessoas com maior predisposição genética para problema.
"Em Portugal, oito a dez por cento da população terá, pelo menos, um episódio de cálculos renais durante a sua vida. A incidência de novos casos é, por ano, de 700 por cada 100 mil habitantes”, refere Fernando Nolasco, presidente da SPN.

As pedras nos rins têm maior facilidade em desenvolverem-se nos dias mais quente…

Uma confissão sobre mim: Drummond e sua mensagem poética

Imagem
Alguém duvida, ainda do poder das palavras? Elas, realmente podem mudar tudo. Tenho aprendido isso nos meus, agora, 40 anos de existência. Nesses últimos dois meses, tenho sentido mais de perto o poder e a influência que elas tem.Eu não sou muito bom com a escrita - na verdade, sou bem ruim. E sei reconhecer uma boa escrita quando vejo uma. Considerando a importância que as palavras possuem na vida das pessoas, e na forma como elas devem chegar aos nossos ouvidos, externos e internos; um dia, talvez eu faça alguma faculdade na área de letras, jornalismo, ou algo do tipo. No dia em que saí do Hospital, no mes passado, no dia 21 de maio, eu tive a oportunidade de passar, rapidamente na Perini, e comprei um pequeno mimo para mim. Apenas para fugir da comida do Hospital; o que havia sido uma das propostas iniciais que eu havia feito a mim mesmo. Na ocasião, comprei um pãozinho e no pacote veio gravado o Pema de Drummond que segue abaixo. Desde esse dia, pouco tenho usado o micro, pouco ten…