Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 22, 2012

Professores e empregadas domésticas

Estava assistindo o Jornal da Record, que gosto muito, e percebi, na nova série de reportagens, o quanto nossos salários estão distante da realidade. Segundo a reportagem, o salário das domésticas, nos últimos 2 anos, valorizou-se em mais de 70%. Junto com a valorização financeira, uma valorização relativa à qualidade do trabalho. Elas são mais reconhecidas e valorizadas. Claro que isso ocorre nas capitais e regiões metropolitanas correspondentes. Porque isso? Maior esclarecimento, profissionais com maior qualificação profissional (a maioria estudou cursos profissionalizantes de formação de domésticas),  e leis que as protegem de forma mais eficiente. Aparentemente, apenas professores não sofrem grande valorização e não tem muito a comemorar. Perguntado a uma delas se iria trabalhar por um salário mínimo, uma jovem senhora, afirma que não iria. Claro, ela não é profissional de educação, porque senão iria! E provavelmente, ao contrário da doméstica, trabalharia em funções estranhas à sua f…

Protesto...

Imagem

Estudante com Síndrome de Down é aprovada em vestibular

Acredito fortemente que nossos alunos, mesmo os mais pobres não precisam ser tratados como coitados. Como inválidos. Antes, com respeito.
E é por respeito que preparo minhas aulas, oriento sobre onde encontrar as informações de que necessitam, estimulo-os a se aperfeiçoarem, se desenvolverem... crescerem.
Há dificuldades? Superem-nas! Há tristezas, problemas financeiros? Superem-nas! Família dificil? Faça disso um trampolim!
Tive um aluno que estava fazendo a segunda série do ensino profissionalizante, e, invariavelmente, ele dormia nas aulas que eram ministradas pela tarde. Adolescente, 17 anos, repetindo a segunda série, perguntei um dia a ele porquê... ele me disse que dormia na aula, porque acordava ainda de madrugada para trabalhar. Nesse momento ele era padeiro.
Perguntei a ele se ele queria ser padeiro pelo resto da vida... ele disse que não...
Então, teria de aproveitar a oportunidade e ligar-se mais nos seus estudos. Coloquei-me a sua disposição fora do horário da aula, no qu…

Descoberto novo planeta