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Mostrando postagens de Janeiro 13, 2012

Haddad afirma que reajuste do Piso seguirá Lei Federal

Haddad afirma que reajuste do Piso seguirá Lei Federal
Este texto é de importância capital para os professores licenciados.
Leia-o com atenção!

Menos de 50% dos professores do NE têm curso superior, diz Ipea

Menos de 50% dos professores do NE têm curso superior, diz Ipea
E os que tem, não recebem grandes incentivos para sê-lo.
Aliás, segundo estudos da FGV, os professores brasileiros recebem 40% menos que profissionais com nível superior nas mesmas áreas. Assim, professores de química recebem 40% menos que químicos na indústria.
Isso é preocupante, sobretudo num país que pretende formar cidadãos de primeira qualidade (exigencia óbvia para o ingresso no 1º mundo), e que afirma estar preocupado com o pequeno número de profissionais nas áreas ligadas as licenciaturas.
Mesmo entidades comno o SENAI, que pagam um salário "melhorzinho" apresentam grande dificuldade para obntenção de professores nas áreas diveras, sobretudo exatas.
Isso é algo para se pensar, e mudar de atitude.

Currículo único e mínimo serve a quem?

Currículo único e mínimo serve a quem?



Após lançar controverso debate sobre a expansão do calendário escolar - ainda inconcluso -, o Ministério da Educação se atém, agora, a uma proposta de raízes neoliberais, contradizendo a lógica de um governo democrático e popular, o que requer o aprofundamento de seu debate, principalmente sobre a perspectiva de qual projeto educacional o país pretende seguir. A CNTE não tem dúvida de que currículo único e mínimo - sobretudo em sendo obrigatório para a escola pública e facultativo à rede privada - constitui espécie de apartheid educacional, social e econômico, além de significar a abdicação do processo de conhecimento criativo e compromissado com o desenvolvimento para todos e com o respeito à diversidade do povo brasileiro. Ademais, afronta os desígnios constitucionais que incumbem a educação de promover o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (art. 205, CF/88), à luz de princ…