Planeta Sustentável



Luva converte língua de sinais em som para facilitar comunicação de surdos

Débora Spitzcovsky 17 de setembro de 2012
Três estudantes ucranianos – Anton StepanovAnton Posternikov e Maxim Osika – desenvolveram uma luva que pode mudar para sempre a forma como os surdos se comunicam com o mundo: a Enable Talk*.
Com 15 sensores de flexão, um giroscópio e um acelerômetro, ela é capaz de “ler” os sinais feitos pela mão que a usa e convertê-los em sons, facilitando a comunicação dos surdos com aqueles que não sabem a língua de sinais brasileira. Funciona assim: a leitura da luva é enviada, via bluetooh, para um aplicativo de celular que, por meio de um software da Microsoft, codifica a mensagem e a transmite em forma de som.
E mais: a luva possui um pequeno painel solar, que permite recarregá-la com energia limpa. Mas, para os mais apressadinhos e não tão preocupados com o meio ambiente, a Enable Talk tem uma entrada USB para encher a bateria mais rapidamente, em algum computador.
A ideia dos ucranianos surgiu em uma ida ao mercado, quando presenciaram uma cena em que um surdo-mudo sofria ao tentar se comunicar com um funcionário do estabelecimento. Ao pesquisar na internet, os garotos descobriram que não havia no mercado nenhum dispositivo que facilitasse a comunicação desses deficientes, no dia a dia, com as pessoas que não dominam sua linguagem e, então, se uniram para criar a Enable Talk.
Por enquanto um protótipo, a luva já ganhou até prêmio da própria Microsoft e, segundo seus criadores, poderá ser vendida no mercado por cerca de US$ 20. Curtiu?
Imagem: Divulgação

Postagens mais visitadas deste blog

Professora gostosa foi expulsa da escola por deixar alunos excitados.