Folha de S.Paulo - Meu Olhar - Leitor questiona conceito de 'ensino de qualidade' - 01/08/2012


Leitor questiona conceito de 'ensino de qualidade'


LEITOR NEI SILVEIRA DE ALMEIDA
DE BELO HORIZONTE (MG)

É inacreditável, mas quando o discurso é sobre educação fala-se de tudo: mais escolas, instituições educacionais melhor equipadas, qualidade da merenda, transporte escolar nas regiões mais pobres, do salário dos professores e do ensino de qualidade. Mas o que é um ensino de qualidade?
Ensino de qualidade, para mim, é o conjunto de todas essas coisas acima citadas acrescido de um conteúdo pedagógico bem elaborado, de uma metodologia de ensino eficaz e de muito mais ainda, como matérias curriculares que possibilitem preparar os alunos para a vida --como o exercício da cidadania, da ética e da moral como princípios, de noções básicas de política, sociedade e economia.
Para tanto, as escolas só deveriam aceitar alunos que trouxessem um princípio básico de educação familiar, o que poderia ser medido através de testes pertinentes. Quando reprovado no teste, seria dado a esse candidato à escola um curso preparatório de um ano para ele se adequar ao contexto exigido.
*
PARTICIPAÇÃO
Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br ouleitor.online@grupofolha.com.br.

Postagens mais visitadas deste blog

Professora gostosa foi expulsa da escola por deixar alunos excitados.