História, mais uma vez

Houve uma época que a a Ciência acreditava que as coisas tinham e buscavam o seu "lugar natural". Assim, uma pedra cai, ou a fumaça sobe porque buscam seu lugar natural. Seguindo um raciocínio semelhante, alguns são ricos, alguns são pobres, alguns são escravos... porque essas condições lhes são naturais.
É claro que esse raciocínio mudou com Galileu. Mas, como disse Einstein, vivemos uma triste época: nela é mais fácil destruir um átomo que um preconceito.
Então quero citar algumas máximas. Porque recebi um e-mail de uma colega, que aformava que, diante das últimas de Jaques Wagner, e diante da postura do sindicato, e da postura de colegas que retornavam para a sala de aula, ela mesma, nossa colega, julgava que todos devíamos voltar para a sala de aula. Afinal, somos professores e não podemos prejudicar nossos alunos. Creio que, infelizmente, não somos nós os que estão prejudicando os alunos, mas esse Desgoverno. Governo pelo qual lutamos, tomamos vaias, sofremos retaliações, agressões e perseguições diversas. O companheiro nos traiu.
Penso nessas máximas, como forma de manter a serenidade e o juízo.

DE Martin Luther King

"Nós não somos o que gostaríamos de ser.
Nós não somos o que ainda iremos ser.Mas, graças a Deus,Não somos mais quem nós éramos."


de esperanças dilaceradas, mas, apesar disso, 

eu ainda tenho um sonho, porque a gente não 
pode desistir da vida."

de esperanças dilaceradas, mas, apesar disso, 
eu ainda tenho um sonho, porque a gente não 

pode desistir da vida.

eu ainda tenho um sonho, porque a gente não 
pode desistir da vida."



"É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final.

Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver"

"Nossas vidas começam a morrer no dia em que calamos coisas que são verdadeiramente importantes."



"Cada dia é o dia do julgamento, e nós, com nossos atos e nossas palavras, com nosso silêncio e nossa voz, vamos escrevendo continuamente o livro da vida. A luz veio ao mundo e cada um de nós deve decidir se quer caminhar na luz do altruísmo construtivo ou nas trevas do egoísmo. Portanto, a mais urgente pergunta a ser feita nesta vida é: \'O que fiz hoje pelos outros?"


"Eu também sou vítima de sonhos adiados, 




"Se alguém varre as ruas para viver, deve varrê-las como Michelângelo pintava, como Beethoven compunha, como Shakespeare escrevia."


"É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.

Milton Santos

"Tenho amigos para saber quem eu sou,
pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos,
nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril."

"Não me dou a penitências.Com todo respeito que me merecem os santos, não sou homem de autoflagelações... Não há penitência melhor do que aquelas que Deus coloca em nosso caminho."

"O povo não existe por causa do rei, mas o rei existe por causa do povo."

"Porque se chamavam homens
Também se chamavam sonhos
E sonhos não envelhecem..."


André Rebouças

escravidão não está no nome e sim no fato de usufruir do trabalho de miseráveis sem pagar salário ou pagando apenas o estrito necessário para não morrer de fome[...] Aviltar e minimizar o salário é reescravizar”[...]

“ (...) o que falta a este Império, como a todos paizes do mundo, é capital, é indústria, é trabalho, é instrução, é moralidade. Esse não-estar, que obriga a dizer – há falta de braços – significa realmente que o paiz está tão mal governado que não pode garantir trabalho e pão para os seus habitantes”.






Professor é profissão de negro, de mulher. É profissão de quem sofre. De quem sabe o valor de ser humano, de ser leal. É profissão de gente de bem. De gente que labuta, milita pelo semelhante, mais que por si mesmo.
Qualquer uma pessoa pode estar à frente de uma sala de aula. Formar-se. Mas ser professor exige um sacrifício tal, que não pode ser escolha de gente egoísta, gente má, gente que não sabe o valor que um homem tem. É atividade de relacionamento, de vida gerando vida. Muito mais que intelectual.

Postagens mais visitadas deste blog

Professora gostosa foi expulsa da escola por deixar alunos excitados.