Os Botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história

Os Botões de Napoleão


Entre os muitos projetos que tenho, achei que seria interessante achar espaço para a escrita de comentários e resenhas sobre livros, artigos e escritos em geral aos quais tive acesso.
Essa semana, anteontem para ser mais exato, ganhei um livro de presente, vindo de um amigo a quem admiro muito.
O livro é essa pérola rara cuja foto está acima.
Aparentemente há uma conspiração no universo que tenta me impedir de escrever essa postagem, porque já é a 4ª vez essa noite que recomeço a escrita, tendo iniciado a primeira por volta das 12:00, sendo agora 03:56. Mas vamos tentando.
O livro, ainda na introdução, começa com um poema infantil de origem inglesa que trata sobre como as coisas grandes e importantes, aparentemente sólidas e inabaláveis podem ruir por negligência nas coisinhas bem pequenas, ligadas ou não a elas. Sem cita-lo por inteiro, o poema conclui que, por causa de um prego um reino se perdeu.
É sob essa percepção que os autores, professores cosagrados em suas instituições de ensino, levantam a bandeira de que, a história sofreu grandes mudanças, por conta de moléculas pequenas.
Claro, os autores citaram aquelas moléculas que eles julgaram as mais importantes, e como eles mesmos afirmam, a lista, se feita por outros profissionais, poderia ser completamente diversa.
"Decidimos escrever este livro para contar os casos das fascinantes relações entre estruturas químicas e episódios históricos, para revelar como eventos aparentemente desvinculados dependeram de estruturas químicas semelhantes, e para compreender em que medida o desenvolvimento da sociedade dependeu da química de certos compostos." Ainda segundo os autores, "Este não é, portanto, um livro sobre a história da química; é antes um livro sobre a química na história."

Recomendo fortemente o livro, uma vez que apresenta uma proposta inteligente, num texto leve e descontraído, que não exige grandes conhecimentos relativos à Química ou mesmo à História. Apresenta algumas fórmulas química, sobretudo orgânicas, mas que em nada comprometem o entendimento dos que tem dificuldades relativas à essa área.
Na verdade, pode servir de trampolim para a motivação nos estudos na área e proporcionar grande prazer nos estudos.
Aconselho, antes da aquisição do livro, que tem preço acessível, e pode ser achado com grande facilidade nas livrarias de nossa cidade, ou mesmo pelos catálogos eletrônicos sérios como a Siciliano, Saraiva e Submarino; que leiam os links que posto ao final deste. São depoimentos reais de pessoas que leram, professores e alunos, além de um breve, mas interessante artigo escrito por dois professores do CEFET, USP e outra entidade americana.
O livro me foi dado de presente, como disse antes, por um amigo a quem tenho grande estima e admiração, Marcos André Vannier, pesquisador da Fiocruz Bahia, com um pedido:"ilustrar ainda mais suas aulas fantásticas e dar inspiração para que publiquemos em educação."

Dr Marcos, valeu pelo presente, e muito mais ainda pela sua visita (apesar da sua camisa de cor duvidosa) ao lado de sua companheira. Sei quanto seu tempo é escasso, e tomar tanto espaço quanto tomei em suas agendas, foi dificil, o que só faz aumentar ainda mais a alegria e admiração pelo senhor e por nossa caminhada em comum. Fica claro, que algumas afinadades podem nascer do trabalho e interesse comuns, mas obviamente, e nesse caso é patente, ultrapassam a mera formalidade e afinidade. É respeito, e admirações mútuas, que a mim, tanto quanto percebo de sua parte, valem muito mais que catalisadores finos ou zeolíticos...
Forte abraço, obrigado pelo presente.
E alunos: não percam a oportunidade de adquirir o livro.
Na internet é fácil baixar "gratuitamente". Mas esse é o tipo de material que deve ser colocado numa estante após leitura, para futuras conferências, emprestado aos amigos. 
E, comprando, estimula-se baixar o preço do livro, além de estimular os autores desse nível continuar escrevendo para nosso bem.
Seguem os links e hiperlinks:




Postagens mais visitadas deste blog

Professora gostosa foi expulsa da escola por deixar alunos excitados.