Gastos com rede pública triplicaram, mas falta ainda qualidade no ensino

Gastos com rede pública triplicaram, mas falta ainda qualidade no ensino
E todo professor luta para melhora-la. Ao menos a maioria dos colegas que conheço tentam, mesmo com seus parcos recursos, e com suas famílias sendo destruídas por suas ausências...
A maioria dos professores desse país trabalham em 4 ou cinco lugares diferentes, apenas para ter um padrão meia boca de vida.
Mas eu já tenho dito isso, e defendo essa tese: professor bem pago investe em si e na qualidade do seu trabalho. É matematicamente impossível que um professor possa pagar por uma formação melhor, por equipamentos melhores, e por cursos de formação sem salário decente.
Falar em educação de qualidade sem melhoria do salário do professor é piada.
Os governos gastam fortunas com coisas que em nada influenciam na melhoria da educação... como as tv's pen-drive que o governo da Bahia adquiriu, e que viraram brinquedo para os alunos das escolas, mas que em nada melhoraram o ensino simplesmente porque a maioria dos professores sequer sabem como usa-la, ou mesmo não possuem tempo para fazer slides para usar com ela.
Pensar sobre o quê e como trabalhar em sala de aula, fazendo as correções necessárias é algo trabalhoso. Dificil. Penoso. Mas possível.
Uma vez vi um colega, na época contando com a idade que eu hoje tenho e eu tinha 22 anos; viu um ferrorama e pensou em adquiri-lo para que suas aulas de Física fossem melhores. Aquilo me chamou a atenção porque ele não pensou em compra-lo para o filho, mas para os filhos alheios.
Tenho visto vários colegas que apresentam comportamento exatamente igual. Professoras que fazem festinhas preparando bolo e salgadinhos para os seus alunos, assumindo o custo dos produtos e do tempo. Curioso é que nas escolas onde elas trabalham, as vezes, elas não podem comer daquela merenda que é servida pela escola...
Mas é isso. Acredito firmemmente que educação de qualidade sem salário coerente com a função, e puro engodo. Apenas conversa. Mero discurso.

Postagens mais visitadas deste blog

Professora gostosa foi expulsa da escola por deixar alunos excitados.