Postagens

Mostrando postagens de Maio 9, 2011

educação, merenda, responsabilidade e cidadania

Até onde a educação a sua educação e a educação do seu filho são importantes?
Numa época em que está claro as implicações de se informar e tomar conhecimento, mais que nunca, parece que as pessoas são insensíveis e inertes ao ponto de não agir, não se indignar com as notícias veiculadas ontem pela Fantástico.
Você sabia que uma parcela significativa da nossa população de crianças vão para a escola e lá tem a sua única refeição diária? E que tanto quanto do pão material, nós precisamos do pão intelectual, que pode mudar nossa realidade?
Há uns anos atrás, no início do período letivo, eu chamei a atenção de uma aluna, na presença de sua mãe, que ela, no período anterior havia sido uma aluna bem ruim, com muitas ausencias da sala de aula, e poucas atividades resolvidas e entregues. Disse que mesmo assim, acreditei no potencial dela e a aprovei na matéria, mas a adverti que, sendo minha aluna neste novo período, a história teria outro final. A mãe, para minha surpresa, termina a conversa …

Aprenda a limpar sua cozinha sem produtos químicos « Temperando…

Aprenda a limpar sua cozinha sem produtos químicos « Temperando…

O tema desse post é interessante e me leva a pensar... afinal, o que a mídia entende como "produto químico"? Se água, bicarbonato de sódio e vinagre, produtos citados no texto, não são produtos químicos, então são o quê?
Um belo exemplo de como um conceito errado pode contribuir para a desinformação da população em geral.
Embora o texto seja bem interessante e de fato trate de um tema dequado, apresenta uma idéia incorreta: a de que produtos químicos são produtos comerciais, ou produtos químicos são produtos nocivos à saúde.
Em química há um conceito instituído por Paracelsus de que a diferença entre um veneno e um remédio é apenas a dose. Portanto, para os que são, de alguma forma alérgicos, a qualquer deste produtos, infelizmente, poderão sofrer danos igual sofreria com os pretensos substituidos.
Química nem faz bem nem faz mal. O que faz bem, ou mal, é a atitude diante das escolhas (responsável ou irresponsável) …