Postagens

Mostrando postagens de Abril 24, 2011

Falta de médicos e falta de professores

Estou agora assistindo o Fantástico, vendo o problema da falta de médicos pediatras, e lembro que o MEC tem feito uma campanha para impressionar os jovens e toca-los para abracem a carreira do magistério.
É curioso ver que os médicos deixaram de medicar, de clinicar, e sente-se a falta. Há anos ouço falar da falta de professores formados em Química, Física, Matemática e Geografia. O governo nunca foi realmente sensível a resolver esse problema dos professores, porque seria quanto aos médicos?
Talvez porque médicos sejam mais importantes (?), ele se mostre preocupado. Mas quanto aos professores, venhamos e convenhamos... professor qualquer um pode ser (!).
Se o governo quisesse resolver com seriedade esse problema, resolveria primeiramente a falta de professores. Porque?
Respondo com a fala que ouvi de um médico há alguns anos atrás num curso voltado pela SESAB de Ilhéus para professores de ciências: "Médicos sabem medicar, professores sabem ensinar".
Entendeu? Se os professo…

Chocolate na Páscoa é sonho distante das roças de cacau do interior baiano - A TARDE On Line - CIDADES

Farra de irregularidades com verba para o ensino na Bahia - A TARDE On Line - POLÍTICA

Farra de irregularidades com verba para o ensino na Bahia - A TARDE On Line - POLÍTICA
Apesar da notícia, triste, tenho certeza de suas coisas:
se os alunos estiverem com aprendizado comprometido, vão culpar os professores. Porque mesmo sem merenda escolar, sem giz, sem quadro, sem carteira, sem salário, sem papel, ou qualquer recurso didático; qualquer um faria bem feito, o que só o "paspalho" do professor não sabe fazer.
A segunda certeza é que os responsáveis pelos desvios, estão com os bolsos cheios, com suas casas e famílias bem, com filhos estudando em escolas particulares caras, carros novinhos em folha, casas bem arrumadas; e não vão ser responsabilizados de forma mais dura. Provavelmente não serão presos, nem devolverão ao erário o que dele tomaram.
Para o MEC e para a sociedade, eles, esses ladrões vão de recurso em recurso adiando qualquer solução até o momento em que o tempo se encarrega de não mais obriga-los ou puni-los a nada. Mas os professores, ah esses são impe…