Mais ciência na TV - CH entrevista Marcelo Gleiser



Tenho dito com frequencia que o conhecimento científico muda vidas, e para melhor. A divulgação científia é um trabalho árduo, dificil e controverso.
O maior de todos os divulgadores foi Carl Sagan, que tornou-se conhecido do grande público no Brasil pela série Cosmos. Série que trouxe grandes e importantes discussões sobre a origem do Universo, seu presente e futuro, sob a ótica da ciência. 
Permitindo grandes descobertas científicas e históricas, a série Cosmos sofreu poucas mas importantes modificações em suas historias, e mesmo hoje em dia ainda é atual.
Não é a toa que não foram encontrados substitutos a altura para continuar o seu trabalho, abruptamente interrompido por um câncer.
Sua esposa e companheira de criação da série, Ann Drurian (se não me engano), ainda é viva. E continua o trabalho que o marido iniciou.
Ele nunca gerou filhos, e dizem que no leito de morte, ao contrário do que pensam alguns, em momento algum ele reconsiderou nada. Nada como "Deus existe?", "vida além morte" ou qualquer outro semelhante...


Por outro lado, esse conhecimento, essa descrença, esse ceticismo, produziu fantásticos textos, artigos, escritos.
Para os que tem conhecimento da língua inglesa, a página de Sagan é ótima... só a trilha sonora de Cosmos já é um bom motivo para entrar nela. http://www.carlsagan.com/
Ocorre que o conhecimento nos deixa um pouco céticos. Particularmente eu consigo acreditar em Deus, e mais, que Deus deseja se relacionar com o homem, sua criação. Para mim é secundário e desnecessário saber se a evolução ocorre, ou qual foi o método divino de criação. Isso é totalmente irrelevante. Não creio em vidas que se somam, numa sequencia de vida/morte/renascimento... creio numa vida, onde somos responsáveis por nossas escolhas, e que todos os dias Deus nos convida a conhece-lo. Pessoas morrem, pessoas nascem. Como casas no caminho de um furacão; uns são inexplicavelmente poupados, outras levados ao chão.
Há homens cujos pecados, inomináveis são poupados pela mão divina. Outros, com muito pouco, morrem. Creio que os planos dEle são dEle... e Ele não precisa dar satisfação a ninguém, embora não esconda seus projetos dos que lhe são caros. Tenho atualmente muito medo dos que se dizem representantes dEle.
Mas essa é uma outra polêmica para outro momento.
Se puderem, vejam essas páginas, recomendem, passem adiante e façam seus comentários. Terei o maior prazer em estabelecer uma discussão com que assim o quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Professora gostosa foi expulsa da escola por deixar alunos excitados.