Paralisação deixa estudantes baianos sem aulas - A TARDE On Line - CIDADES

Paralisação deixa estudantes baianos sem aulas - A TARDE On Line - CIDADES

Você conhece alguém que queira fugir do céu? Antes, para quem acredita nele, todos os esforços e esperanças estão depositados na possibilidade de um dia residir lá.
E você conhece alguém que diga com inteligencia, segurança e de forma bem refletida "serei professor um dia!"?
É a relaçao parece ser céu e sala de aula estão na contra-mão um do outro!
Professores, somos uma classe em extinção! Os bons alfaiates ainda resistem, assim como técnicos em eletrônica (aqueles que consertavam rádios e televisão), taquígrafos, e outros também. Mas professores, inexoravelmente vão ser extintos no Brasil!
Teremos de contrata-los na Argentina, provavelmente. Mas eles não virão, porque o salário e as condições de trabalhos ofertadas não são atraentes. A carga horária, as exigencias, a periculosidade (essa semana uma aluno noturno, viciado em crack, me ameaçou afirmando que fora da escola ele tem amigos. A ameaça foi por causa de uma falta que me recusei a retirar da caderneta a um aluno que não frequenta), o salário... nada atrai à carreira. Ainda somos vistos como desocupados e vagabundos pela sociedade.
Complicado, mas é a realidade crua.
Os estudantes estão sem aulas. Grande coisa. Eu conheço turmas, e não são poucas, que não tem professor licenciado (e sem licença também) de química, de matemática, de física, de língua estrangeira, e de várias outras. Conheço uma escola, a qual prefiro não citar o nome, que tem cursos técnicos e várias áreas e faltam professores de matérias críticas aos cursos, como professor de mecânica de motores para alunos de mecânica automotiva, por exemplo. Houve, nesta escola até alguém que foi dar a bendita aula, com a devida formação. Saiu da sala da direção e foi embora sem dar uma única aula. Motivo? Carga extensa, salário baixo e ausência de ferramentas apropriadas para as aulas.
Pois é... se ele fosse professor, iria dar aula até sem salário.
Dificil acreditar, mas há alguns lugares onde professores são considerados importantes. Nenhum deles no Brasil. Ouvi dizer que no Japão professores não são obrigados a se envergar diante do Imperador. Imagine que Obama teve muitos problemas nos EUA porque teve de se envergar e acharam que ele se envergou demais... Mas professores não precisam se envergar, porque é reconhecida a sua importância. Na Inglaterra, você pode até ter formação superior, e lecionar. Mas só é chamado de professor, após alguns anos de estudo, uma formação adequada, tempo e idade...
O governo da Bahia, frequentemente afirma que nesta terra tem ordem e tem Lei. E que aqui o cidadão que mais precisa é contemplado. Então chego à conclusão que não somos cidadãos. Temos sido aviltados por este governo. Nossas reinvidicações mais básicas não tem sido atendidas.
Eu tenho medo de continuar a ser professor. Mais ainda, sou professor e dou aulas pela manhã e noite. Tenho tido todos os sinais de síndrome do pânico, sempre que começa a entardecer. Pela manhã dou aula numa escola onde, graças a Deus e à competência dos profissionais que lá trabalham, corre tudo bem. A noite... bom pela noite as coisas são outras. A direção e colegas são competentes também. Mas o ambiente é dificil. Muita violência em torno da escola.
Penso seriamente em deixar o turno da noite. Simplesmente deixar de ser professor pela noite.
E assim, os que são, vão deixando de ser. Cansados e vencidos. Pela idade, pelo tempo, pela dureza da sociedade, do governo, do trabalho. Os que ainda não são, mas estão nos cursos, não querem exercer a profissão. E poucos são os que querem substituí-los.
Somos poucos. E assim temos de ser.
Quem se importa se hoje professores não irão dar aula? A maioria dos pais só lamenta que terão de ficar mais tempo com seus filhos em casa. Nada de preocupação com conhecimento, conteúdo ou qualquer coisa do tipo. Aliás, essa é a desculpa do governo. O mesmo que não envia professores para a escola, e quando cobrado por nós professores, diz que aprender se aprende a qualquer momento em qualquer lugar, com ou sem professor.

Postagens mais visitadas deste blog

Professora gostosa foi expulsa da escola por deixar alunos excitados.