Dia 08 de Março: respeito a quem respeito...

Sobre o dia 8 de março há muito o que se dizer. Em todo o mundo civilizado comemora-se o dia internacional da mulher.
Um dia para se pensar.
Basta um passeio no shopping e a gente percebe: vários homens andando carrgando ternamente seus filhos, coisa que há 100 anos não ocorreria.
Homens cuidam da aparencia, buscam academia, se informam mais sobre filhos e saúde de modo geral... coisas que há 20 ou 30 anos não aconteceria. Porque?
O mundo mudou, o papel masculino mudou em razão das necessidades e prioridades femininas. Se homens hoje são mais ternos é porque a convivencia com as mulheres nos melhorou. E essa mudança aparentemente tornou-se mais intensa e perceptível nas últimas duas décadas.
Mas isso é fruto de melhorias educacionais também. Homens mais educados tendem a ser menos machistas. Da mesma maneira que mulheres mais educadas passam a ser mais seletivas no aspecto comportamental do companheiro.
Mulheres ganham menos, entretanto conseguem equilibrar melhor o orçamento doméstico que homens. Cada ano a mais de estudo da mulher ocasiona uma melhoria de 2% na qualidade de vida de sua família. Mulheres vivem mais e são mais produtivas que homens. Cuidam mais da saúde própria e de seus agregados.
Apesar disso, ainda são mortas por seus companheiros, por seus pais, po seus irmãos.
Quase sempre o agressor da mulher é alguém próximo, alguém que deveria cuidar dela.
Ainda são tratadas como objetos sexuais. percebam que as modelos, mais desejadas, não são as mulheres mais felizes.
Fecho essa série de considerações com uma idéia que me surgiu ao ler sobre a criação do homem como descrita na Bíblia. Diz o texto que Deus tomou o barro e fez o homem, e soprou-lhe vida nas narinas. Ao fazer a mulher fez cair um pesado sono sobre o homem, tomou-lhe uma das costelas e fez assim a mulher. Antes, entretanto, planejando, Deus disse que faria um ser idôneo e que estivesse como que diante do homem. Não numa atitude de oposição, conflito... mas para que um visse ao outro e ao perceber o outro pudesse perceber a si mesmo. Mulheres, na verdade são feitas da mesma substância que os homens. Tem defeitos (e como!), tem qualidades (e como!) gostam de ser desejadas, mas principalmente amadas. Adooooram quando chamadas de gostosas, mas se querem ganha-las prefiram chama-las de lindas.
Há mulheres que murcham sob a convivencia com seus companheiros. Há homens que são sufocados também, e esses não são poucos.
Há algumas que não gostam de flores. Pena. Eu sou homem e acho que o ato de dar flores é mais que simbólico, e receber é um privilégio. Talvez por isso as mulheres recebam nomes de flores...
no fim, que as "flores" do jardim da nossa vida possam ser mais bem cuidadas, amadas. Que o dia 08/03 não seja apenas para reflexões romanticas, mas para reflexões práticas sobre o papel da mulher e dos homens ao redor delas.
Aconselho que vejam os dois vídeos abaixo, para reflexão mais profunda sobre esse dia.

http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1451250-7822-HOMENS+E+MULHERES+SOFREM+COM+OS+ESTEREOTIPOS+DO+FEMINISMO,00.html

http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1451244-7822-MACHISMO+PREVALECE+EM+AMBIENTES+COM+MENOS+EDUCACAO,00.html

Postagens mais visitadas deste blog

Professora gostosa foi expulsa da escola por deixar alunos excitados.