Brasil cresceu 33 pontos na década, mas ainda está "bem abaixo" da média dos países desenvolvidos - 07/12/2010 - UOL Educação

Brasil cresceu 33 pontos na década, mas ainda está "bem abaixo" da média dos países desenvolvidos - 07/12/2010 - UOL Educação
Há uma lacuna no ensino que infelizmente os governos não conseguem preencher. Seja por incompetencia, seja por má vontade política, seja pelo que for. Infelizmente não conseguimos propor uma melhoria na educação que nos coloque na condição de país desenvolvido. Alguns dados importantes, como melhoria da qualidade de vida, presente nos indicadores de saúde, alimentação e emprego mostram que estamos caminhando bem. Mas é insustentável essa situação porque não investimos onde mais é preciso: educação.
E educação, ao contrário do pensam as pessoas, não é investimento apenas de governos, mas também, e principalmente pessoal. Enquanto pais, que educação, realmente, queremos para os nossos filhos? Percebo onde moro, aqui no subúrbio, um profundo desprezo pela escola, pelo conhecimento e pela informação. Em um país que pretende ser democrático, e desenvolvido, isso é preocupante.
Como continuar desenvolvendo o pais, as pessoas, sem agredir o meio ambiente, mantendo o desenvolvimento sustentável? Como criar empregos novos e uma conciencia cidadã, sem conhecimento. Como não se prender às armadilhas da religião e do fanatismo sem lógica, medida e escrúpulos?
Creio firmemente que precisamos mudar, repensando nossas prioridades e nossos objetivos. Um país que gasta tantos recursos com bolsas de todo tipo, remédios gratuitos para uma população que não sabe cuidar de sua saúde, segurança através de troca-tiros com bandidos; precisa rever urgentemente seus verdadeiros fundamentos.
Em cada um desses problemas está a falta de educação de qualidade. Um país que pretende mudar isso precisa lembrar da máxima de um certo filósofo do passado que afirmava "educar os jovens, para não punir os homens".
Quem sabe se mudarmos essas prioridades, ainda possamos, nessa geração ter frutos dignos da grandeza desse nosso povo.

Postagens mais visitadas deste blog

Professora gostosa foi expulsa da escola por deixar alunos excitados.